domingo, 9 de janeiro de 2011

O Stress Envelhece (nas mulheres é pior, claro)



"Todos já ouviram histórias como "Fulano envelheceu depois da morte do filho" ou "Sicrano ficou de cabelo branco quando cuidou do pai no hospital". Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, acaba de demonstrar que há verdade por trás desses clichês. O estudo comprova pela primeira vez que o stress acelera o envelhecimento. Além disso, a pesquisa indica a influência direta do estado psicológico sobre a longevidade das células do organismo. Pessoas que têm uma percepção elevada do próprio stress envelhecem mais rapidamente. "Existem certas formas de pensar que contribuem para o stress – a idéia, por exemplo, de que os problemas com que lidamos são insolúveis", diz a psicóloga Elissa Epel, uma das coordenadoras do estudo.


Elissa e sua equipe examinaram 58 mães de 20 a 50 anos, 39 das quais cuidavam de filhos com autismo, paralisia cerebral ou outras deficiências. Os cientistas analisaram o grau de envelhecimento de células do sistema imunológico dessas mulheres. O principal indicador do envelhecimento celular é uma seção na ponta do cromossomo – as fitas de DNA que guardam nosso material genético – chamada telômero. Trata-se de uma espécie de tampa bioquímica, que tem a função de manter a integridade do DNA, impedindo que a molécula se desfaça. Cada vez que uma célula se divide, o telômero fica um pouco menor, até atingir um ponto crítico. A partir daí, a célula não se reproduz mais e acaba morrendo. O telômero, portanto, é um indicador de idade celular. Ao mostrar que o stress encurta prematuramente os telômeros, a pesquisa indicou uma relação entre ele e o envelhecimento.


A pesquisa comprovou que o desgaste de prestar cuidados intensivos a um filho cobra seu preço. A diminuição dos telômeros foi mais acelerada nas mulheres que cuidavam de filhos deficientes. Testes psicológicos revelaram que o modo como essas mulheres encaravam seus problemas também desempenhava um papel. A idade celular daquelas que se percebiam como tendo altos níveis de stress chegou a ser até dez anos superior à das mulheres da mesma idade com baixos níveis de stress. Além do comprimento do telômero, a pesquisa mediu níveis de telomerase – uma enzima que tem a função de restaurar as perdas do telômero – e de radicais livres, substâncias que danificam tecidos celulares, intensificando o envelhecimento. Os resultados foram consistentes: mulheres mais estressadas apresentaram níveis mais baixos de telomerase e mais altos de radicais livres. A pesquisa deixa uma lição básica: paz de espírito ajuda a retardar a velhice. "Muitos gostariam de ter uma pílula mágica, mas o modo mais efetivo de reduzir o stress está em mudanças no estilo de vida", diz Elissa Epel. A pesquisadora recomenda relaxamento e alimentação equilibrada para combater o stress. E uma atitude mais serena diante de aspectos da vida sobre os quais não se tem controle."


Fonte: Veja online

14 comentários:

  1. Ai ai ai, nda de stress então rs. Amei o blog e já estou seguindo. Dá uma olhadinha no meu tb.
    bjs
    Sú Cutolo
    http://garotaselegance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sú!!

    Que bom que gostou!!
    Vou passar lá sim , com certeza!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciane,
    obrigada pela visita. Ja estou te seguindo!
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. achei o seu blog um máximo, eu sou toda preocupada com a velhice. vivo tentando me prevenir do estresse, pois já fiquei muito doente por causa disso.
    Hoje faço pilates e trabalho menos.
    Já tô te seguindo.
    Vai lá no meu blog, depois.
    trendluxo.blogspot.com
    bjo.

    ResponderExcluir
  5. nada de se stresssar então!
    adorei a dica, super interessante
    beeeijão
    http://ruadegrife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. claro que sigo ! vc tao carinhosa com a visita no meu blog lá... espero qe sempre volte viu^? bjs


    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi amadica,feliz que tu esta fazendo parte do meu cantinho especial.Menina,estou APRENDENDO a praticar a PACIENCIA,pois dai que surge o stress.Já estou acompanhando seu blog para ficar mais ZEN.
    Beijola's
    Pri Barão
    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que blog delícia e interessante! AMEIIIIII...
    Já estou seguindo!
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ent]ao nada de estresse hahahaha
    a dica é super valida! bjs

    http://semprenostrinques.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. NO STRESS!!!
    TÔ SEGUINDO AQUI.
    GOSTEI MUITO DESSE BLOG! A DONA É BONITA E INTELIGENTE!
    BEIJOS.
    http://blendamenezes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Lú!( olha a intimidade! haha ) ameei seu blog logo de cara! Adoro ler sobre essas coisas de cuidados, saúde, bem estar etc e tal. Super me identifiquei! haha
    Depois dá um pulinho no meu pra vc conhecer!
    Falo muitas besteirinhas que todas nós mulheres adoramos! hehe

    espero que curta!

    blog.camillacabral.com

    beijão! e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Oi, luciane! Tá muito legal o blog,viu? Adorei!
    Valeu pela visitinha lá no meu. Seja sempre muito bem vinda!

    Beijos

    www.graziuchoa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dicaa
    ainda bem que eu sou beeeeem zen *-*
    bjs
    http://azuleletrico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu hein, sai pra lá stress...as vezes nos estressamos à toa , né?!agora, vou pensar duas vezes antes de me irritar com bobagens...hehe!
    Adorei o post!!


    Bjos,


    http://everlastinghoney.blogspot.com

    ResponderExcluir