sábado, 15 de janeiro de 2011

QI da beleza!

Afrodite, a deusa grega da beleza


Uma reportagem da Veja me chamou atenção essa semana. Eles apresentam um questionário e-n-o-r-m-e para descobrir qual é o nosso quociente de beleza. O resultado leva em consideração as características genéticas, os hábitos de vida e o que chamam de "estilo". Quem tiver curiosidade vale a pena ler. Eles também mostram uma "linha evolutiva" dos padrões de beleza através dos tempos até chegar no atual (Angelina Jolie-mega-magra)

O que é bem visível é que , hoje em dia, quase qualquer um pode ser belo. Se a genética não for a mais favorável entra em ação a cirurgia plástica  (num dos resultados do teste sugerem claramente isso). Sempre existiu o consenso sobre o que é belo (isso varia muito de acordo com a época e o padrão vigente) e sempre se falou também em simetria e proporções ideais. E tudo isso pode ser alterado com cirurgias plásticas. Pronto: a questão genética não é mais um veredito.

Mas está muito claro também, que o fator mais importante diz respeito aos hábitos de vida. Na rotina de cuidados, na disciplina. Sim, os básicos limpar a pele, hidratar, proteger do sol. E também alimentar-se corretamente, praticar exercícios físicos, dormir bem, cuidar da mente e tudo mais que agente já sabe e substima.  De nada adiantaria uma genética privilegiada se no dia-a-dia esses cuidados fossem negligenciados. Sem eles não há beleza que resista.

Então driblamos a genética, cuidamos do corpo e da mente com disciplina militar (sem stress, claro...). Mas não basta . Não. Porque beleza hoje em dia é ter "estilo". O problema é que muita gente acha que isso significa seguir estilos pré-fabricados pela mídia. Usar o que usam e o que mandam usar. Mas beleza não se conquista assim, tentando copiar o "estilo" de outras pessoas . A beleza se revela quando conhecemos a nós mesmas, nossos pontos fortes e fracos, quando definimos nosso próprio estilo, baseado na nossa realidade de vida, no nosso momento , nos nossos desejos, necessidades e obrigações.

Enfim, beleza se conquista e se constrói.  E cada dia mais comprovamos que a beleza que fica , que irradia , que encanta é aquela que consegue ir além da superficialidade . Aquela que vem de bem dentro de nós.


Um beijo


4 comentários:

  1. Eu acabei lendo a reportagem e fiquei um pouco revoltada em relação ao padrão de beleza, pois acaba relacionando um pouco ao Nazismo. Infelizmente muitas pessoas não querem corrigir ou melhorar atributos pessoais. Acabam querendo mudar o corpo e o rosto totalmente e acabando em casos q vemos de ficar desconfigurados. Sou a favor de sentirmos bem e procurar mudar para isso e concordo com seu ultimo parágrafo q assim como a idéia grega a beleza estava associada a equilíbrio, a ordem, à simetria pela visão em
    seu conjunto do corpo e ad alma, da razão , paixão, da vontade e do desejo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia!

    Obrigada por comentar! Sempre muito inteligente e coerente, seus cometários agregam muito valor ao blog! Obrigada por colaborar!

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Adorei o que vc escreveu!!
    Seguidora a partir de agora!
    Vou ler a reportagem, fiquei curiosa tbém!!
    Ótimo blog!!

    bjo

    http://feedbackpositivoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Edi!!

    Fico feliz que tenha gostado!! Venha sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir