domingo, 17 de julho de 2011

Envelhecimento x Sol

É no inverno que devemos esculpir nosso corpo para o verão certo? É também no inverno que tratamos dos estragos que o verão anterior deixou na nossa pele. Então esse é o tempo de iniciarmos a conscientização sobre os perigos da exposição solar.

Além do mais, muitas colegas que moram no exterior estão em pleno verão. Outras pessoas aproveitam esse período para sumirem do Brasil em busca de temperaturas altas (ainda não foi nesse ano que fiz isso...rs)

Sol envelhece!  Gente, já passou da hora de entendermos isso e evitarmos a exposição excessiva. Muitos irão dizer que um pouco de exposição solar diária é benéfica , e isto é verdade. Mas entendam que essa exposição deve ser em horários adequados e basta apenas uma área exposta, como braços por exemplo para usufruir dos benefícios. Lagartear ao sol vai te envelhecer, manchar e aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. O bronzeado dura algumas semanas, os prejuízos são pra vida inteira. Pensem nisso agora no inverno. Tratem da pele agora , tanto da face quanto do corpo, pra quando o verão chegar (to sonhando com ele...rsrs) os estragos sejam minimizados.

Dêem uma olhada no artigo abaixo e assustem-se com a foto!!! Gente, as mãos e as coxas pertencem a mesma pessoa! Acontece que as mãos ficam expostas ao sol, enquanto as coxas ficam protegidas pelas roupas. E aí? Convencidas ? Pensem nisso .



* As marcações em negrito são minhas!



"Envelhecimento cutâneo

O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem, sem manchas ou rugas. Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente caracterizando o envelhecimento cutâneo.
Mas por que com a idade a pele transforma-se dando origem ao surgimento de manchas, rugas e ao aspecto de pele "sem viço" ? O motivo de tal transformação são as alterações decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele.

O envelhecimento intrínseco é decorrente do desgaste natural do organismo, ca
usado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos e equivale ao envelhecimento de todos os órgãos, inclusive a pele. A aparência é a da pele idosa encontrada na face interna do braço, próxima à axila. É uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas, porém sem manchas ou alterações da sua superfície.

O envelhecimento extrínseco, ou fotoenvelhecimento é aquele decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. O sol, que propicia momentos de lazer e que dá o bronzeado que aprendemos a considerar como modelo de saúde e beleza, é também o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, pois é a sua ação acumulativa sobre a pele que faz surgirem os sinais da pele envelhecida.

Veja, na foto desta senhora, abaixo, a diferença entre a pele do dorso das mãos, área continuamente exposta ao sol e a pele das coxas, sempre protegida por suas roupas. Apesar das regiões terem a mesma idade, a pele das mãos tem aspecto envelhecido e a das coxas não. Isto demonstra bem a importância da exposição da pele ao sol para o seu envelhecimento.





A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, que pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa. Além disso surgem as ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando "crostas" e que, eventualmente, podem transformar-se em um câncer da pele.


Queimaduras solares X envelhecimento e câncer da pele:

Durante toda a vida e, principalmente na infância e na adolescência, as exposições repetidas ao sol exercem efeito sobre a pele de forma acumulativa. O dano causado só se manifestará com o passar dos anos. Mesmo naqueles que não frequentam praias, o efeito da exposição diária da pele ao sol vai aparecer no futuro, trazendo todas as características da pele "fotoenvelhecida".

Enquanto somos jovens, a pele possui mecanismos que corrigem o dano solar, não permitindo o surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto, o efeito se acumula e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele. É quando começam a aparecer os sinais do envelhecimento. É fácil perceber a ação do sol no envelhecimento cutâneo comparando-se a pele da face, do colo ou do dorso dos braços, que recebem maior exposição solar, com a pele da axila, que fica escondida do sol.

Além de causar o envelhecimento cutâneo, as queimaduras solares repetidas e frequentes deixam a pele mais predisposta ao surgimento do câncer, especialmente em indivíduos de pele clara (fototipos I e II). A radiação ultravioleta do sol, além de alterar o código genético das células, inibe mecanismos de defesa que nos protegem contra o câncer da pele. Algumas das características do envelhecimento cutâneo, como as "casquinhas" e "asperezas" que aparecem com a idade, são lesões que podem vir a se transfomar futuramente em um câncer da pele e devem ser tratadas.


Como prevenir o fotoenvelhecimento?


A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância. A responsabilidade da proteção da pele das crianças é dos pais, que devem também estimular fortemente os adolescentes a se protegerem. A educação desde cedo cria o hábito saudável da proteção solar, que deve continuar por toda a vida, prevenindo o envelhecimento cutâneo e o surgimento do câncer da pele.

 
Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Veja como proteger sua pele da radiação solar:

  • use diariamente protetores solares, com FPS 15 ou maior, nas áreas de pele continuamente expostas ao sol e que mais envelhecem, como a face, pescoço, colo, braços e mãos.
  • para o dia a dia, dê preferência aos filtros solares "oil free" que são mais agradáveis de se usar pois não deixam a pele gordurosa.
  • use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
  • a duração da ação de um filtro solar é de cerca de 2 horas. Após este período deve ser reaplicado. use chapéu e guarda-sol quando for à praia. Ainda assim, use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
  • evite o sol no período entre 10 e 15 horas.

     Fonte: dermatologia.net



    4 comentários:

    1. Fiquei impressionada com as fotos. As vezes a gente não se dá conta de que descuida da própria pele.
      São ótimas suas dicas!
      bjs e ótima semana
      www.viviass.blogspot.com
      www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Nossa Lu, eu sou mega cuidadosa, uso filtro solar sempre, até em casa, mas esta foto...
      vou caprichar mais ainda... no corpo todo!
      Ótimo post!
      Obrigada pelas dicas querida.


      Beijokasss
      Silvia
      www.treinoebeleza.blogspot.com

      tem sorteio no blog!

      ResponderExcluir
    3. :O :O :O !!! Boquiaberta!
      Eu já uso bloqueador até de noite! Imagina agora! Tb to pensando em uma burka! rs.
      è isso é verdade eu vejo na minha mãe. As mão tão assim parecidas com da foto e as pernas ficam assim lisinhas. O pior é q lembrei de uma gafe de uma modelo famosa q disse q não usava protetor solar. tsctsc.
      Otimo post lú!

      ResponderExcluir
    4. kkk eu já fico parecendo que to de burka na praia rs cubro com toalha o rosto e o colo rs. ando bem sem coragem de tomar sol viu... o duro é que autobronzeador ainda não tem efeito legal... fiquei sabendo de um da shiseido (fortuna...) quem sabe daqui a uns 2 meses eu experimento...

      Quanto à modelo... não entendo o que passa pela cabeça dela viu... uma irresponsabilidade isso...e auela linha de cosméticos dela é cara e não tem nada demais

      Bjss

      ResponderExcluir