segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais sobre Celulite (nunca é demais!)



A "celulite" atinge a maioria das mulheres (diz-se que quem não tem ainda terá...rs), e como o problema é multifatorial (tem váaaarias causas) dificilmente alguém escapa dela. Anticoncepcionais, oscilações hormonais, stress, ganho de peso, sedentarismo, problemas na circulação, etc, etc,etc... tudo isso e mais um pouco favorece o aparecimento da Lipodistrofia Ginóide ( a nossa velha inimiga celulite).

"As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.

As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.

No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.

Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".

A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.

Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:

Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.

Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.

Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.
Grau 4:  As fibras formam nós, as células de gordura agrupam-se e vão criando vários nódulos. A celulite é dura. A circulação de retorno está muito comprometida. A pele tem aspecto acolchoado e apresenta os “buracos negros”, regiões de circulação diminuída, representam intensa fibrose. Inchaço, pernas doloridas e cansadas estão presentes, mesmo sem esforço. "

(Fonte: dermatologia.net)


Evitar a celulite é tarefa árdua. Praticamente impossível não ter , devido a sua multifatoriedade. Mas algumas precauções podem ser tomadas  para pelo menos amenizar o problema:

Mantenha-se no seu peso ideal!

Pratique atividades físicas !

Gerencie o stress (difícil eu sei, mas não impossível)!

Não fume e não abuse das bebidas alcoólicas!
Tenha o hábito de beber bastante água!
Não use sal em excesso!


Como tratar:

Os tratamentos estéticos direcionados ao tratamento e prevenção da celulite visam melhorar a circulação venosa e linfática, facilitando a eliminação de toxinas e o aumento do metabolismo local . Por mais que quase todos os dias surjam novos aparelhos , o objetivo e o mecanismo costuma seguir sempre o mesmo padrão. Usamos o"frio", o "calor", a massagem (manual ou a vácuo) e aparelhos eletroterápicos (Correntes, radiofrequência, Ultra-Som)

Procure um fisioterapeuta e inicie um tratamento , e o mais importante: dê continuidade a ele! Tratamentos estéticos, como a drenagem linfática por exemplo, tem que fazer parte da rotina, e devem ser constantes. Como as máscaras que fazemos semanalmente para ter os cabelos bonitos, como os cremes prescritos pelo dermatologista que devemos usar diariamente, os tratamentos estéticos também necessitam rotina e continuidade.


Um beijo e boa sorte!!

Lu


11 comentários:

  1. Celulite!
    Ate o momento a minha ta no grau 1.
    Mas é bem complicado, viu! Eu ja fui muito magra e quando engordei foi um tanto rapido, mesmo assim hoje com 45 quilos a concentração fica nas coxas e quadril. Logo a danada!Sempre fui muito regrada, justamente pelo medo da genetica familiar do lado da minha mãe. Sempre policiei e tudo. Mas realmente é dificil mesmo.
    As vezes olho e penso pq? pq? Fui tão azarada! Minhas irmãs ficaram com os genes recessivos e eu com os dominates (pq por incrivel q pareca o dominante parece q sempre é contra os padroes).
    Sou extremamente chata, cremes e mais cremes, exercicios e tratamentos e mais. Eu sei que nao vai sumir, mas sei q mesmo com tudo isso se não fizer piora e facil. Depois dos 30 como vc disse no seu outro post é incrivel como nosso metabolismo tb torna inimigo! Estrias, celulite, flacidez! E a maldita gravidade! O que vc disse é lei tem q ter rotina e continuidade. bjs ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Ahaha é verdade mesmo isso sobre os genes dominantes!!

    Tá no grau 1!! Uau faz parte da minoria viu?? Mas é aquela história triste: celulite evolui, os graus "aumentam" se não houver cuidados constantes. Ficar estável já é excelente! Continue cuidando !!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas sobre celulite, quando o meu marido me oferece refri é eu digo ñ ele diz que sou fresca mas sempre respondo meu amor eu tomo refri é sabe onde ele para? ele para nas minhas coxas shaushaushua fica lá ñ sai de jeito nenhum uma boa alimentação e exercícios é uma dica legal tbm seguindo seu cantinho lú bjooo:) http://makealinesimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adoreiiii a postagem pois é um assunto que encomoda principalmente as mulhere rrss
    obrigada pela visitinha e por me seguir mais nao conseguir ver onde seguir vc por favor manda o link beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!!

    Tá certíssima!! Nada de refri!! rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Thiane!

    Que bom que gostou!!

    Pra seguir fica no alto à direita do blog... porque será que não apareceu pra vc ? Que pena... te mando o link então!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aii Lu tenho sério problema com celulite, mas ainda vou dar um jeitinho nelas! hihi!

    Um beijo

    Ma Haik
    www.mahaik.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. E quem não tem né Ma!! Todas nós!!! sniff

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Blog maravilhoso,estamos sempre te seguindo ,parabéns.
    Designer de Jóias.
    http://sbrincos.blogspot.com
    bjs.

    ResponderExcluir