sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alimentação no Outono


O friozinho vem chegando , e com ele chega também aquela vontade de comer coisas mais "quentinhas"... molhos, massas, vinhos... bom, o resultado agente conhece bem e atende pelo nome de gordurinhas localizadas em regiões indesejadas. Então vamos nos cuidar né gente... é durante os dias frios que devemos preparar nosso corpo para o verão.  Achei um artigo interessante da nutricionista Amanda Buonavoglia sobre o assunto e vou compartilhar com vocês:


"Com o começo do outono, os dias ficam mais frescos e muita gente abusa de comidas típicas da época, como os famosos fondues, queijos e vinhos. Apesar de termos mais tendência a emagrecer durante o tempo frio, já que a temperatura aumenta nosso metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia para nos aquecer, é importante não descuidar da alimentação. Para não ganhar uns quilos extras, a solução é diminuir as calorias e controlar o que ingerimos. Afinal, é mais fácil retirarmos os agasalhos quando a estação acabar do que as gordurinhas extras.

 Vale lembrar que, na prática, calorias representam o tanto de energia oferecida ao seu corpo através dos alimentos. Para ter uma ideia, os carboidratos e proteínas contêm quatro calorias por grama, contra sete oferecidas pelo álcool e nove pelas gorduras. Por esse motivo tanto se insiste para que não se coma frituras ou alimentos gordurosos. Vitaminas e sais minerais estão presentes nos alimentos e não fornecem calorias.

Sendo assim, podemos abusar das comidinhas quentes e magras. Só tome cuidado com o excesso de alimentos e, caso queira experimentar comidas mais gordurosas, contente-se com porções pequenas.


Chás



Eles são uma ótima alternativa para esquentar o corpo, além de trazerem benefícios para a saúde. A bebida pode ser feita com gengibre, cravo, canela, maçã ou ervas ou mate.


Sopas



 Podem funcionar como pratos únicos quanto tiverem carne com batata, arroz ou macarrão, ou podem ser servidas na entrada, geralmente preparadas somente com legumes. Outra opção é preparar uma salada caprichada no almoço e optar por saladas de legumes no jantar. Confira abaixo mais algumas sugestões práticas de alimentos para o outono.



Saladas



Folhas diversas (rúcula, alface americana, escarolas, alfaces, etc), tomates, tomates cerejas, pepino, cenoura, beterraba, palmitos, cogumelos, picles, cubinhos de queijo magro, peito de peru e frutas (morango, laranja, maçã, uva passa, etc).


Legumes cozidos




Brócolis, couve flor, chuchu ou palitos de cenoura. Esses alimentos podem ser servidos em temperatura ambiente (eu tiro da geladeira cerca de 30 minutos antes de comer) ou aquecidos. Tempere com azeite, sal, limão e, para variar, alho torrado, folhas de manjericão ou orégano fresco.


Legumes grelhados



Corte fatias transversais de berinjela, abobrinha, cebola ou pimentão em rodelas. Aqueça-os e regue com um fio de azeite. Depois disso, os alimentos podem ser preparados tanto no grill como numa frigideira teflon. Deixe os legumes ficarem dourados e sirva com molhos. Você também pode usa-los em sanduíches


Molhos



Opção 1: misture molho shoyu, azeite, cebolinha e gengibre ralado.

Opção 2: misture azeite, sal, aceto balsâmico e um dente de alho picadinho.

Opção 3: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal, mostarda e maionese light.

Opção 4: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal, mostarda, maionese light e catchup.

Opção 5: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal e ervas finas (ou orégano, hortelã, alecrim, sálvia).

Opção 6: misture azeite, aceto balsâmico e sal.

Opção 7: misture molho shoyu e vinagre de maçã.

Opção 8: salpique orégano, sal e uma colher de chá de azeite em uma fatia de pão integral light. Depois disso, asse no forno ou forninho e corte como croutóns.



Pizzas rápidas e saudáveis para o jantar



Falsa pizza de mussarela: separe duas fatias de pão integral light e coloque, em cada uma, uma fatia de queijo mussarela, orégano, sal e rodelas de tomate a gosto. Depois isso, basta lev ar ao forno.

Falsa pizza de atum: separe duas fatias de pão integral light e espalhe por cima ½ lata de atum bem escorrida, cebola e tomate picados, uma colher de sopa de queijo cottage e uma colher de chá de azeite. Leve ao forno e depois é só se deliciar.



Frutas



No café da manhã, delicie-se com frutas da estação e capriche na hora de colocar à mesa. Corte em pedacinhos a fruta de sua preferência e depois polvilhe com farelo de aveia. Como sobremesa, salpique canela e adoçante culinário na maçã, banana ou abacaxi. Depois disso, leve ao microondas em potência alta durante cerca de 1 a 2 minutos).



Uma dica:


Se além de deixar o corpo em forma você também busca relaxamento, a velha receita de escalda-pés da vovó pode ser eficaz. Além de manter o corpo mais aquecido, ainda aumenta a circulação, ativando o intestino. Para aproveitar esses benefícios, basta colocar água aquecida em um balde, numa altura que cubra sua panturrilha. A ideia é que a água esteja o mais quente possível, só tome cuidado para não se queimar. Depois de mergulhar as pernas no recipiente, cubra-as com uma coberta para aproveitar o vapor e estimular toda a circulação do corpo."
  •  Gente eu adoro fazer escalda pés!! Vou até preparar um Post sobre isso !
  • Uma ótima dica comer os legumes na grelha , quentinhos, ao invéz de gelados, em forma de salada né?
  • Aquecer as frutas no microondas é tudo de bom no frio! Coloco canela, aveia... mata a vontade de doce e esquenta!


E é claro,  um vinhozinho de vez quando não mata ninguém não é
mesmo? Ainda mais numa noite de
outono e em boa companhia....rsrs.




Beijos
















9 comentários:

  1. Lu, quanta dica boa...adoro sopas, também prefiro legumes grelhados e esquento frutas da geladeira passando na água quente...

    Bjocas, bom fds...

    E.Honey

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas, o duro é seguir direitinho.
    Um beijo querida
    www.rosianeteixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi tia lu. Amei o post... achei legal a ideia da "falsa pizza"muito bom!! Aé... adivinha o que eu ganhei!? um MacBook lindooo. To tão feliz. e o melhor: é só pra mim! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carol!!!

    Uau!! Que demais que ganhou um MacBook!!! Muito legal!!

    Beijos da tia Lu

    ResponderExcluir
  5. A falsa pizza eu adorei! mata aquela vontade e não engorda como um pedaço de pizza! Fora o fato de poder usar pao integral! Adorei. Qto as frutas e sopas. Apesar q nesse friozinho acabo comendo damasco demais, rs... Bom, mas tb tem dar uma boa corridinha na esteira,rs. O vinho entao nem precisa dizer. Sou apaixonada!
    Luciane deixa lhe perguntar umaa coisa! Talvez nem seja relacionado a sua area, mas to perguntando justamente pelo fato de fazer academia. Vc acha valido aquelas suplementaçõess tipo whey ou Bcaa?

    ResponderExcluir
  6. Oi!! acho super válido suplementação com Whey e Bcaa! Eu sou adepta da suplementação não é de hoje e acho que sem suplementar ficaria difícil alcançar o mesmo resultado! Whey e BCAA uso sempre. Creatina e NO2 (Óxido Nitrico) às vezes... depende muito do tipo, da intensidade e do objetivo do treino. Só não curto muito os termogênicos (apesar de já ter usado) porque acho que acabo perdendo massa muscular qdo tomo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu faco academia e nado ja faz uns 3 anos. dá um resultado , mas tá bem longe do q gostaria. Achava q o biotipo é q ajudava e tinha medo de tomar qq coisa porr medo de engordar ou ficar tipo bombada. Sinceramente sou bem leiga no assunto. Ai essa semana resolvi experimentar pra ver o resultado. Justamente pq se continuar assim vou precisar mais uns 10 anos, rs. Ai resolvi acrescer isso na dieta. Eu tomava bastante termo, justamente pq dava um pique maior na natacao e corrida. Mas agora penso em ganhar massa pra depois perder gordura, pra fazer com q o corpo consiga queimar melhor. Eu so tenho tido comentarios das mocas mais bombadas em foruns e resolvi perguntar pra vc que é normal e tb nao tem intuito de ficar grande como as garotas andam fazendo. Bom saber da creatina e NO2 tb da pra ser usada. Vou pesquisar. Outra coisa. marca? vc tem alguma q acha legal? Andei comprando nutrilatina (ja notou o qto sou leiga no assunto, rs) bj

    ResponderExcluir
  8. Eu faço bem isso que vc disse que vai fazer. Durante o ano, eu procuro ganhar massa pra qdo chegar o verão conseguir queimar mais gordura localizada, porque como sabemos, onde tem mais músculos tem mais metabolismo e consequentemente mais queima calórica. E assim não corro o risco de ficar flácida (pelo menos não tanto...).

    Então, tenho minhas marcas favoritas sim. Gosto das Wheys que são Isoladas, Hidrolizadas, sem lactose e sem carbo ou low carb ( se for de cacau sempre tem um pouco de carbo, então chama-se de low carb).

    As Wheys: ( É bom intercalar as marcas porque enjoa muitooo): VP2 (AST Sports Science), ISOPURE Perfect( Nature's Best), ELITE Whey Protein (DYMATIZE) e Platinum Hidro Whey(OPTIMUN NUTRITION).

    A Creatina uso da Optimum Nutrition também. E o No2 é o Nano Vapor da Muscletech ( o NO dá muito gás, muito mais que os termogênicos em geral! Só que às vezes me dá insônia...).

    Outra coisa muito legal é a Glutamina ( previne sintomas de overtraining, melhora imunidade, além de contribuir no ganho e massa)

    É sempre bom tentar tomar essas coisas com a orientação de um nutri especialista em nutrição esportiva. São muitas opções, algumas são contra-indicadas pra algumas pessoas, e outras podem até engordar...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hi. I needed to drop you a quick be aware to specific my thanks.
    Ive been following your weblog for a month or so and have picked up a ton of good data and
    enjoyed the tactic youve structured your site.
    I am making an attempt to run my very personal blog however
    I feel its too basic and I must concentrate on plenty of smaller topics.
    Being all issues to all folks is just not all that its cracked up to be

    My homepage ... why Am i Not getting pregnant

    ResponderExcluir