quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dermatite Seborréica

"O que é?

Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.

Manifestações clínicas:

A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.
As manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.




Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), pavilhões auriculares e região retroauricular e o centro da região torácica anterior e posterior.




Outras manifestações são a blefarite seborréica, que atinge as pálpebras, e a presença de lesões em áreas de dobra de pele, como as axilas e regiões inframamárias. Casos graves de dermatite seborréica podem evoluir para a generalização das lesões, atingindo extensas áreas da pele.

Tratamento:

Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborréica porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.
O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista."







9 comentários:

  1. Eu sei como é isso, ja tive na raiz do cabelo, fiquei um ano tratando e agora melhorou, esta controlado. Mas não era assim como esta na foto, era menos intensa, e por isso foi mais "fácil" o tratamento.
    Agora me livrei né.
    Gostei do post, é isso ai mesmo que meu médico falou pra mim, sobre os tratamentos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o blog e as postagens são bem interessantes, estou seguindo.
    Passa em meu blog para fazer uma visitinha.
    Beijos.
    http://flash-vip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. òtimo post, Lú! Tive uma epoca que tive problemas com a caspa. Coisa de shampoo, sei lá. Pele oleosa, cabelo oleoso e um calor mineiro para ajudar. Graças q hoje não sofro mais. Mas tenho um tio q tem o problema q é sério e cronico

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma caspa chata e insistente que não chega a ser dermatite como a da foto, mas é bem inconveniente. Já fui à dermato e fiz diversos tratamentos. No final das contas, descobrimos que meu problema é de fundo emocional, estresse mesmo. Morri de rir com a médica, porque eu disse que nunca vou conseguir me livrar disso, sou extremamente ansiosa e estressada! kkkk! Atualmente uso um shapoo e uma espécie de leave-in para couro cabeludo da Kerastase, específicos pra cabelos oleosos. É o que ameniza a oleosidade e reduz um pouco a caspa. Adoro seus posts! Beijo grande, Lu!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavia! Que legal vc aqui!! Vou falar pro meu namorido sobre esses produtos da kerastase pq o cabelo dele, embora não tenha caspa , é bem oleoso!

    Bjão

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Oii! Tudo bem com vc?? Nossa fiquei passada com essa dermatite... tá loco... Deve ser realmente terrível, e o pior fica bem feio né?! Bom final de semana pra vc, e tudo de bom! Bjos**
    Marta.
    http://www.vaidosasempre.com

    ResponderExcluir
  7. estou cm dermatite no contorno do nariz,minha dermatologista me receitou cetrilan creme,mais apos duas semanas ainda continua do mesmo jeito.Ouvi falar de corticoide presente na pomada beladona,sera que resolve???? m ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você retornou ao dermatologista que prescreveu a pomada? De qualquer forma outra indicação , como a beladona, deve ser precrita pelo médico.

      Excluir