quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vaidade pra quê?



(Reeditando, porque o Blogger apagou...)


Hoje num intervalinho entre uma paciente e outra me deparei com esse texto da Clarice Lispector, trecho do livro Só para Mulheres (ed. Rocco) :

" Você é moralmente antiquada a ponto de achar vaidade feminina uma frescura? Você já devia saber que as mulheres querem se sentir bonitas para se sentirem amadas. E querer sentir-se amada não é frivolidade...".

Verdade, quem vai discordar . E tem ainda outro argumento importante : o mercado da beleza gera emprego, renda, etc, etc. Mas eu, como trabalhadora e estudiosa da beleza, tenho minhas opiniões e também preocupações sobre o universo da vaidade (num mundo onde o belo e o esteticamente perfeito é valorizado acima de quase todas as coisas).

Acredito que a melhor parte de ser uma pessoa que cuida da aparência é que em certos momentos não precisamos nos preocupar com a aparência!!

Por exemplo: Pra que se preparar para o verão (meninas lêem : ficar magra, firme e com o mínimo possivel de celulite) ? Pra não se preocupar com isso lá na praia , na piscina, na viagem... e curtir o que realmente interessa e é muito mais importante do que o estado físico do seu glúteo (Brincar com seu filho, namorar seu marido, curtir uma cervejinha com seus amigos!!!)

Se não for pra isso, pra que vaidade?
Pra que tantas horas no cabeleireiro, na clínica , na academia?
Para se sentir bem , saudável , disposta e com a auto estima elevada , oras!!

Sim , mas pra quê?
Pra se mostrar bonita pro seu amor, pra não recusar convites por vergonha da própria aparência, pra se sentir bem e segura no seu convívio social!

É nisso que eu acredito. Na beleza física dentro de um contexto maior. Não vaidade por vaidade, por narcisismo, por competição, para comparação.

Afinal existem tantas coisas mais importantes na vida!

E nada melhor do que sentir-se bem na própria pele (e no próprio corpo) para não se preocupar com vaidades e aparências, nos momentos em que a vida é muito mais importante que isso!!
 
 
 
 

3 comentários:

  1. LINDO MESMO E MUITO PROFUNDO TEMOS QUE SEMPRE REFLETIR SOBRE ISSO PARA A EVOLUÇÃO DA ALMA COMO FAZ BEM OBRIGADA PELA DICA DÁ UMA PASSADA NO MEU BLOG OTIMO DIA PARA VOCE *-*
    WWW.DETTINHAESPERTA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Esse texto fala tudo! Parabéns!
    Vaidade feminina não está relacionada com futilidade, mas sim cm felicidade e realização!

    Beijos

    http://magicafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lindo mesmo Lu, concordo plenamente com tudo.
    Obrigada pela força amiga.

    Beijoss
    Silvia
    http://treinoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir