segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acne x alimentação

   
       " Chocolate, batata-frita e açúcar, entre outros, não têm efeito comprovado sobre cravos e espinhas. Isso significa que nenhum estudo científico até agora encontrou qualquer diferença estatística significativa entre a incidência de cravos e espinhas em grupos que ingerem os alimentos em questão e os que os evitam.

Porém, um estudo recente, baseado em questionário com 47.335 mulheres, encontrou associação entre consumo de leite e cravos e espinhas. Os pesquisadores especulam que essa associação possa ser causada por hormônios presentes no leite de vaca.



Por outro lado, frutos do mar podem conter níveis relativamente altos de iodo, mas provavelmente não o suficiente para provocar a erupção de cravos e espinhas. Ainda assim, pessoas com propensão cravos e espinhas poderiam evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em iodo. "





Fonte: copacabanarunners.net



5 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por batata e chocolate. O chocolate, creio q da forma q devia ser feito ou mesmo pq tem chocolates muito mas muito gordurosos (aqueles caseiros ou que vende em épocas de páscoa - não sei o nome).
    Minha pele era ótima qdo morava em MG, qualidade de vida, estresse reduzido, alimentação rica em frutas e verduras, muita água pelo calor, banhos mais frios pela temperatura. Qto aos alimentos ricos em Iodo, já não sei. Sei que o Iodo mexe com a área da glândulas da tireoíde.Será que pode ser algo relacionado?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Nathalia! O leite está relacionado a incid~encia de acne devido aos hormônios presentes nele, assim como o iodo existente em sua composição (irritante para a pele, conhecido por aumentar os poros e causar a chamada Erupção Acneiforme).

    Os livre de lactose servem para quem tem intolerância a esse açucar. Evita os desconfortos gastrointestinaís em quem tem cólon irritável , etc...

    Outro fator, os nutricionistas consideram o leite um alimento inflamatório e alergênico. E isso se deve , não à lactose , e sim à proteína do leite ( Muitos são alérgicos a essa proteìna).

    obs: Usa-se o termo intolerancia para a Lactose (açucar) e o termo alergia para a proteína do leite ( alergia se tem de proteína)

    bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Silvia!! Com certeza a vida no interior é muito mais benéfica para a beleza né... todos esses fatores que vc citou são fundamentais na manutenção de uma pele bonita, sem contar nos benefícios gerais à saúde.
    Sobre o chocolate: o problema está mesmo na composição de alguns, com muito leite e açucar (conhecidos causadores de acne)
    O iodo é muito conhecido em nosso meio ( médico, estético, etc... ) como um irritante dos poros, aumenta a atividade das glandulas sebáceas e consequentemente aumenta os poro tbém... affe rs. Isso tem a ver com a tiróide sim, e com sua atividade aumentada devido ao iodo. Sempre estudei isso, mas nunca me aprofundei muito na fisiologia da coisa rs. Me interessei de novo e vou procurar trabalhos publicados sobre isso para dar uma estudada rs

    bjss

    ResponderExcluir