sábado, 9 de abril de 2011

Cranberry combate infecções urinárias



"Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.

A cistite ocorre quando o trato urinário inferior (uretra e bexiga) é infectado por bactéria e fica irritado e inflamado. Cistite geralmente afeta mulheres sexualmente ativas de 20 a 50 anos, mas também pode ocorrer em pessoas que não são sexualmente ativas e de faixa etária mais jovem. Cistite é rara em homens. As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver cistite porque sua uretra é menor, então a bactéria não precisa viajar tanto para entrar na bexiga, e também devido à distância relativamente pequena entre a abertura da uretra e o ânus.
 

Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.

Apesar dos indícios sobre os benefícios da cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. "Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos", afirma. Além disso, ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. "Se tomado em excesso, pode provocar desarranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta", diz.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. "Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano", diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. "É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves", diz."




Mais sobre infecções urinárias:
Causas da doença
 
"A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do trato urinário. Ela acomete principalmente as mulheres, pois estas, diferentemente dos homens, possuem a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga.

A maior parte das infecções urinárias é causada pelas bactérias Escherichia coli (E. coli), que atuam de forma benéfica no trato intestinal, mas, quando em contato com o sistema urinário, tornam-se nocivas e causam bastante sofrimento ao paciente.

Tipos

Há dois tipos de infecção do trato urinário, o tipo mais comum é conhecido como cistite (infecção da bexiga urinária), o outro tipo de ITU é a pielonefrite (infecção renal), este tipo é o mais grave.

Sintomas

Os principais sintomas da cistite são dor ou ardor ao urinar, necessidade freqüente de urinar com pouca eliminação de urina, dor na uretra, dor na pélvis, algumas vezes pode apresentar febre baixa e a presença de sangue na urina. Na pielonefrite os sintomas mais comumente apresentados costumam ser dores nas costas na altura dos rins, febre alta, calafrios e náuseas.

Tratamento

O tratamento deve ser indicado pelo médico após confirmação diagnóstica. Neste caso, somente o médico é quem poderá indicar a medicação correta e a duração do tratamento. É muito importante que o tempo de tratamento seja respeitado e seguido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas."









5 comentários:

  1. Que demaaais, dessa eu não sabia Lu! Minha sogra está com probleminha assim, vou falar pra ela hoje já!

    Um beijo
    Ma Haik
    www.mahaik.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Má! Que bom que ajudou! Eu tenho tomado o suco com frequência e não tenho tido crises, antes tinha direto em fases de stress, imunidade baixa... mas claro, qdo estiver em crise aguda é necessário que o médico indique o antibiótico específico...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. QUE FRUTINHA BONITA E BOA!
    NUNCA EXPERIMENTEI. FIQUEI CURIOSA! É DOCE?
    QUANTOS BENEFÍCIOS!!!
    BEIJOS.
    http://blendamenezes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Blenda! A frutinha é mais conhecida e consumida lá fora... mas no Brasil já encontramos fácil o suco em caixa! Olha é bem doce, mas sinceramente não acho gostoso não ahaha, mas tomo porque faz muito bem!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. To doida pra achar em cápsula, rs
    Sou a mulher comprimido nisso, rs Outra vez foi de couve, acerola e brocolis em cápsula. Fica difícil comer qdo não tem tanta opção!
    Este eu ja li a respeito. E cistite é uma coisa chata. Acho q tudo do nosso sistema é chato! Mas ainda prefiro pelo metodo natural, tomando cranberry, chá ou qq outra coisa!

    ResponderExcluir