terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bepantol pra tudo!


Quem é mãe deve conhecer e talvez já tenha descoberto por si própria as mil e uma utilidades dessa pomadinha pra assaduras. Mas antes de mais nada ( dos"milagres do Bepantol") vamos à BULA:

Laboratório


Bayer

Apresentação de Bepantol


Pom.: bisn. c/ 30 g. sol.: fr. c/ 50 ml.

Bepantol - Informações


O Dexpantenol, substância ativa do Bepantol, é rapidamente transformado nas células em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação ocupa uma posição-chave no metabolismo celular. O ácido pantotênico é indispensável ao bom desenvolvimento do metabolismo dos tecidos epiteliais da pele e das mucosas. O dexpantenol, conhecido como vitamina B5, estimula a cicatrização, regenerando a pele. Também previne a dermatite de contato causada por fraldas.

Bepantol - Indicações


Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais. Tratamento das inflamações da boca e faringe. Tratamento pós operatórios de feridas cirúrgicas, enxertos cutâneos e erosões cervicais. Tratamento das estomatites (eventualmente em associação com antiinfecciosos). Prevenção e tratam. das rágadas dos mamilos, bem como assaduras das nádegas dos lactentes e do eritema solar. Adjuvante no tratam. local das feridas

Contra-indicações de Bepantol


Não existem relatos sobre restrições de uso e efeitos colaterais com o uso de Bepantol.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Bepantol


O Bepantol é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis não previstos e dependentes da sensibilidade individual. Neste caso suspenda imediatamente o uso do produto e informe seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Bepantol - Posologia


Pomada - Aplicar uma camada fina uma a três vezes ao dia. Solução - Aplicar a solução pura ou diluída em quantidade igual de água destilada, uma a três vezes ao dia.


É claro que vocês perceberam que não é coicidência a semelhança com o velho conhecido Pantene ( precinho digno , resultado honesto). A estrela aqui é vitamina B5 ( nada mais do que o tal dexpantenol do Bepantol - quanto "ol"! Mas entenderam né?


A vitamina B5 atua na pele e nos cabelos da seguinte forma:

  • Induz a regeneração das células, acelera a reepitelização de feridas, queimaduras e cicatrizes
  • Melhora sintomas de inflamação diminuindo a coceira
  • Fortalece a raiz e os fios de cabelo
  • Estimula a pigmentação ( pode então desacelerar o aparecimento de fios brancos?? Preciso estudar isso... qdo coloquei o silicone meu cabelo caiu por causa da anestesia, etc... o médico me indicou Pantogar ( olha a vit B5 aí gente!) e na bula dele fala mesmo sobre retardar o aparecimento dos fios brancos...)

obs: enquando no produto para bebês, como o Bepantol, a vitamina B5 é apresentada numa concentração de 5% em shampoos e condicionadores o percentual fica em torno de 2%

Vamos aos fatos:

Analisando as propriedades do produto, podemos afirmar que, sem dúvida :

  • O Bepantol é excelente para uso nos cabelos ( fortalece, dá brilho, e tudo mais de bom): Para usufruir dos benefícios do produtinho, use-o na versão Solução 5%. Uma dica legal é colocar num borrifador e usar a noite, antes de dormir. Também dá pra misturar umas 2 tampinhas ( meu cabelo é na cintura) com máscara de hidratação capilar. O resultado é mesmo ótimo, não tem erro!
  • Usado nas mãos amacia as cutículas e ajudar a dar um jeito nos pequenos machucadinhos ( O mesmo vale para os pés)
  • Depois da depilação uma borrifada ajuda demais.

Todas essas indicações acima tem respaldo de literatura , e se baseiam nas propriedades regeneradoras, cicatrizantes, antiinflamatórias e re - epitelizantes do produto .

Mas...

Dizem as boas línguas que é ótimo passar ao redor dos olhos para olheiras ( eu não posso afirmar isso baseando-me nas características e propriedades do produto) e que também poderia favorecer o crescimento das sombrancelhas (acho isso meio complexo, envolve outros fatores relacionados ao bulbo , etc..melhor conversar com seu médico). Tem quem passe até nos cílios ( usando um vidro limpo de rímel incolor e usando como primer). Produtos nos olhos é sempre complicado né gente, é uma área sensível e propensa a alergias, não é a toa que existem linhas específicas para a região ... melhor não ( ou peça o aval do seu dermatologista)

Notícia ruim: não se acha Bepantol Solução em lugar nenhum da face da Terra. De repente todo mundo resolveu usar isso nos cabelos minha gente??

Notícia boa: eu resolvi meu "problema" com o Farmacêutico aqui perto de casa ( alíás eu sempre apareço lá pedindo coisas que não tem hehe): Ele mandou manipular!! (Incrível como as grandes redes de farmácias viraram lojões de cosméticos e guloseimas e ninguém se interessa em colocar um Farmacêutico para tirar dúvidas e propor alternativas e soluções aos produtos das grandes marcas... mas esse é outro assunto). O produto de manipulação é o Biosome B5 (D Pantenol Lipossomado), a concentração recomendada é de 5 a 15% em solução aquosa (o Bepantol tem concentração de 5%)

Então gente, me contem, vocês já usaram seu Bepantol para alguma coisa hoje??? rsrs

Beijos

11 comentários:

  1. Adoro, uso nas mãos, lábios, cabelos para mim funciona muito!!

    Bjos,


    http://everlastinghoney.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vã ,as minhas cuticulas andavam super ressecadas com pelezinhas soltando, usando o bepantaol melhorou muito! Já tinha usado "n"cremes pras mãos que não tiveram o mesmo efeito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu dilui com agua e um pouco de creme para pentear! Otimo.
    Nos lábios ainda prefiro protetor labial, mas realmente qdo fica rachado eu uso.
    Para olheiras, não tive sucesso, alem da minha pele ser oleosa....
    No creme para hidratação uso ele e oleo de girassol puro. Não há ressecado que resista! Principalmente quem faz natação!

    ResponderExcluir
  4. Leonella!

    Que dicas ótimas! Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. vc usa o bepantol pra hidratar c os cabelos secos ou molhados?

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    o
    Eu uso nos cabelos secos deixo por uns 15 minutos e depois lavo normalmente com shampoo e condicionador! Faço assim também com a ampola de óleo de semente de linho da alfaparf! Passo bem pouco viu... não meleco muito não rs

    Beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Aiii depois dessa sou obrigada a experimentar!! Nunca usei!! Mas falando nos shampoo e produtos da Pantene, com certeza pra mim são os melhores!!!
    beijossss

    www.prof-nathalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathalia!! Experimenta sim que é muito bom!!

    Ah! eu amo a máscara de hidratação intensa da Pantene!

    Bjs

    LU

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu, gostaria de saber se posso passar Bebantol liquído para cicatrização de cirurgia plástica.beijão

    Diva

    ResponderExcluir
  10. Oi Diva!!


    Depois que seu médico liberar o uso de cosméticos hidratantes na sua cicatriz não vejo problemas em usar bepanatol. Apenas , no caso de pós operatório imediato, use apenas o que o cirurgião mandar ok??


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Não entendi,esborrifo o bebantol(solução5%)no cabelo ao deitar???
    Lia

    ResponderExcluir