quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Meu tipo de pele: OSPT ( xiii... )


Pouca gente sabe que a classificação para os tipos de pele já não se limita às tradicionais Seca, Oleosa, Mista. A minha por exemplo é OSPT - oleosa , sensível, pigmentada e firme (quero uma corda...). Mas pensando bem poderia ser pior...além do OSP podia  ter um W (wrinkled - enrugada) no lugar do T (tight - firme). Falei grego ? Tá legal eu explico:

Foi Helena Rubenstein quem criou a classificação de pele seca, oleosa, mista.  Mas com o passar do tempo os estudiosos foram percebendo a necessidade de elaborar uma classificação mais específica, já que a maioria das pessoas (eu) não apresenta uma única característica de tipo de pele. Foi então que após analisar a pele de cerca de 1.400 pacientes a chefe do centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, Dra. Leslie Baumann, propôs uma classificação mais detalhada dividindo a pele em 16 tipos.

 Peles Oleosas O ou Pele Seca (Dry) D
 Peles Sensíveis S ou Pele Resistente R
 Pele Pigmentada P ou pele Não Pigmentada N
 Pele propensa a rugas (Wrinkled) W ou pele Firme (Tight) T

Eu sempre tive pele oleosa (depois dos 30 isso melhorou), tenho algumas (!) sardazinhas (já que loira de verdade  teeemmm que ter sardas né ?) e ao mesmo tempo nunca me dei bem com tratamentos pra acne, pele oleosa e manchas. Ficava sempre com a pele irritada, sempre avermelhada, nunca melhorava...ao contrário , entrava num círculo vicioso de oleosidade,acne, inflamação, irritação. Que dificuldade viu.
Mas a explicação descobri bem mais tarde : além de oleosa e pigmentada minha pele também é sensível ! Então não posso tratar da oleosidade e da acne da mesma maneira de quem não tem sensibilidade nem tendência a vasinhos por exemplo. Ou seja , nada de ácido retinóico, nada de tretinoína...até Vit C e DMAE podem irritar peles como a minha. Também não posso fazer peelings agressivos. Perceberam que eu já gastei muito dinheiro a toa né... (Vitacid, Triluma... nunca mais).
Resumindo o que tenho que fazer é o seguinte: tratar das manchinhas, manter a pele livre de oleosidade, hidratar com produtos suaves e com propriedades antiinflamatórias, prevenir o envelhecimento e as sardas com uso de protetor solar (oil free lógico), usar maquiagem protetora que não me cause irritações ( maquiagens minerais ou dermocosméticas ).  E ocasionalmente um produto tópico em alguma acne que aparecer . Só issoooo?? Nãããoo !! Que simples!! haha.  E quero só ver quando chegar o tempo em que aquele T (tight) virar W (wrinkled) , daí to frita!

Por falar nisso , quando será que a indústria cosmética vai começar a lançar linhas inteiras de cosméticos com a nova classificação? Que eu saiba não existe... alguém já ouvir falar ? Sim. porque por enquanto temos que usar uma combinação de vários tipos de cosméticos e marcas para tratar adequadamente da pele...

No meu arsenal atual tem:

Suavié ( sabonete líquido para peles oleosas e sensíveis - eeee! )
Klassis ( para manchas )
Effaclar duo ( para oleosidade, acne e inflamação)
Água Thermal ( hidratante e antiinflamatória)
Minesol oil control ( filtro solar)
Toleriane ( base compacta protetora)
Creme para o redor dos olhos
Panoxyl 5 ( para quando aparecer acne)


Existe um questionário com 64 perguntas (que faz parte do livro The Skin Type Solution, da Dra Baumann) . O livro foi adaptado para o Brasil pela Dra. Érica Monteiro da UNIFESP ( A Pele Saudável) . A Dra. Érica disponibiliza o questionário no seu site. Quem tiver curiosidade vai lá e descubra seu tipo de pele pela nova classificação!

Beijos

3 comentários:

  1. Amei o post, Lu!
    Super útil e esclarecedor.
    Minha pele é bem oleosa e eu herdei uma "leve" rosácea da família do meu pai.
    Faço limpeza de pele todo mês e tô morrendo de medo de fazer o peeling de crital...
    Vou responder o questionário pra ver a classificação da minha pele.
    Beijoca =*

    ResponderExcluir
  2. Flavia, apesar de ser considerado um procedimento suave realmente o peeling de cristal tem suas contra-indicações: Lesões cutâneas, rosácea ativa, fragilidade capilar, eczema, psoríase, lúpus eritematoso sistêmico, tatuagens, cicatrizes hipertróficas e quelóides.
    No meu consultório, qdo conheço bem a pele da cliente , aplico o Peeling de Diamantes (que permite maior controle da intensidade e localização da dermoabrasão) mesmo em quem tem regiões pequenas de vasinhos ou rosácea, porém não aplico nas regiões comprometidas,mas apenas em regiões específicas como linhas de expressão por exemplo! De qulaquer forma aconselho que visite um especialista para analisar a sua pele e indicar o tratamento correto!!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Gostei é ótimo ter definições ou mesmo melhor esclarecimento a respeito da pele, justamente ate para comprar melhor os produto!

    ResponderExcluir