quinta-feira, 23 de maio de 2013

Silicone x Amamentação





Dúvida frequente: o implante de silicone prejudica a amamentação? Não! Mas mesmo com esta informação disponível facilmente , as dúvidas e receios permanecem, seja com relação a capacidade das mamães siliconadas de produzirem leite, seja qualidade do mesmo ou pela estética da mama após a amamentação.
 
Primeiramente , o grande esclarecimento é o seguinte: nenhum implante de silicone interfere na produção de leite, já que esta produção acontece por estímulo hormonal durante a gestação. Sobre a qualidade do leite, não há alteração na sua composição, que é hormônio-dependente. Além disso o silicone fica abaixo da glândula mamária e não tem contato com o leite.
 
Ou seja, ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, seios com silicone permitem uma amamentação tão saudável quanto aqueles que não passaram pela operação.
 
Além disso, o silicone não sofre danos com a amamentação. Em raríssimos casos (2%  a 4 %) pode ocorrer espessamento capsular e nesses casos o implante precisa ser trocado. Mas essa situação ocorre raramente.
 
 
Se as mamas ficarão flácidas e "caídas" após a amamentação dependerá de uma série de fatores e não apenas do implante em si: predisposição genética, mamas já grandes antes do implante, qualidade da pele , ganho de peso adequado entre outros fatores, determinarão o aspecto estético das mamas pós-amamentação.
 
Uma situação também pouco comum, mas que pode ocorrer, é no caso de próteses muito grandes associado a quantidade abundante de leite acontecer o "represamento" do líquido, ou seja , o leite ficar comprimido. Mas esse problema pode ser facilmente solucionado retirando-se periódicamente o leite e armazenando-o até a hora do bebê mamar.
 
 
 Algumas exceções:
 
Os procedimentos conhecidos por periareolar e transveolar, em que o enchimento é inserido pelas aréolas dos seios. Neste caso , o corte é feito nos ductos - vias por onde o leite transita. Devido à incisão, esses ductos podem ser prejudicados, dificultando a passagem do leite, mas os cirurgiões garantem que esses incidentes são bastante raros também. Mas de qualquer forma vale a pena esclarecer melhor com o seu médico quando forem decidir a via de colocação da prótese.
 
 
Outras situações a considerar:
 
- As cirurgias para a correção dos mamilos invertidos podem lesar os ductos ao liberar as fibras que mantêm a posição. 
- A técnica de redução de mamas também pode comprometer e afetar a amamentação. Tudo depende do cirurgião, da região das mamas que ele vai fazer a redução e, principalmente, qual técnica vai utilizar.
 
E lembrem-se: a mulher pode amamentar cerca de seis meses após colocar o silicone. E obviamente não pode fazer a cirurgia de aumento das mamas estando grávida ou amamentando.
 
 
Consulte sempre um cirurgião plástico , ele é o profissional indicado e qualificado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre cirurgias plásticas !
 
 
 
Um beijo
 
 
Lu
.  





 

2 comentários:

  1. Lu, boa tarde! Coloquei minha prótese há 6 anos. Há 3 dias venho sentindo mta dor no peito esquerdo e do dia para a noite ele ficou mto inchado. Achei que minha prótese pudesse ter rompido, mas fiz um ultrasom e o médico disse que ela estava intacta. Ele observou uma grande quantidade de líquido ao redor da prótese mas nenhum médico sabe me dizer o que eh. Você já ficou sabendo de algum caso parecido. Sei que apergunta não tem nada a ver com o post, mas estou mto assustada. Obrigada! Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá marília!

      Você consultou um cirurgião plástico? O mesmo que fez sua cirurgia de preferência? O cirurgião de posse do seu exame de imagem tem sim que te dizer o que está acontecendo na sua mama.

      Depois , se puder me conte como está indo seu caso.

      bjs





      Excluir