domingo, 9 de setembro de 2012

Uso de cosméticos em crianças


 
 
 
Dizem que as crianças de hoje em dia sabem de tudo, menos do quanto é bom ser criança! Não me agrada como pessoa e como profissional de saúde presenciar tamanha "adultização" dos pequenos. Não é raro vermos crianças em meio aos adultos, participando de conversas e até de decisões às quais não deveriam sequer saber a respeito. Com tanta "participação" no mundo adulto, as crianças começam cedo a agir como um, claro que sem a  maturidade física e emocional necessárias para isso.
 
 Dentro deste contexto (que mais daria uma tese , se formos adiante), crianças não apenas se comportam como "mini-adultos", elas também querem se parecer com eles. Maquiagens e cosméticos começam a fazer parte da rotina dos pequenos cada vez mais cedo. Vamos combinar que é muito fofo ver meninas querendo pintar as unhas, passar o batom da mãe... mas brincadeiras como essa podem prejudicar , e muito a saúde delas. Não vamos entrar aqui no mérito da "adultização" e da erotização precoce, situações complicadíssimas e atuais (mães e pais devem ficar atentos e procurar orientação sobre isso). Vamos sim tratar do assunto pelo ponto de vista dermatológico e entender o que é recomendado e aprovado pela ANVISA no que diz respeito a utilização desses produtos pelo público infantil .
 
 
 
 
 
Segue , na integra, as recomendações da Agência nacional de Vigilância Sanitária:
 
...........................................................................................
 
O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. A utilização de produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores e sabonetes infantis, e de produtos de beleza já se incorporou ao dia-a-dia de meninos e meninas. Esse crescente interesse vem chamando a atenção de pais, médicos e autoridades sanitárias quanto à segurança desses produtos.
Para ter certeza da qualidade do produto, a primeira providência é procurar o número de registro na embalagem. No Brasil, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, é responsável pelo registro de produtos cosméticos, incluindo os infantis.
A indicação do registro pode ser precedida pelas iniciais MS, ANVS ou pelo nome Anvisa seguido de um número com 9 ou 13 dígitos, que sempre se inicia com o número 2. Antes de serem registrados, os produtos passam por uma detalhada análise técnica onde se verifica a sua conformidade com a legislação sanitária vigente, incluindo análise da segurança do produto e os dizeres de rotulagem.
As crianças devem utilizar apenas produtos infantis, pois são elaborados de forma a manter as características da pele da criança. Alguns produtos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos; isto significa que foram testados sob o controle de médicos dermatologistas, o que reduz o risco de surgimento de alergia.
 
 
 
Maquiagens Infantis


Um requisito essencial para a maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água. Cada tonalidade de blushes e rouges deve ser testada antes de ser comercializada, para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. Além disso, a Anvisa permite que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto ruim (amargo) para evitar que a criança leve o produto à boca.


Atenção:

Maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária.
 
 
 
Sabonetes Xampus e Condicionadores Infantis


Cabelo de criança também merece cuidado especial. Para isso, lave-o com um xampu infantil a fim de limpá-lo e tirar-lhe os resíduos. Caso seja necessário o uso de condicionador, o produto deve ser aplicado por um adulto para que não corra o risco de excessos de creme nos cabelos.
Crianças devem usar sabonetes infantis, mais apropriados à sua pele delicada. Em caso de contato com os olhos, os produtos devem ser imediatamente retirados, enxaguando-se o rosto e os cabelos das crianças. Em crianças alérgicas, os cuidados no uso desses produtos devem ser redobrados.


Protetores Solares


É importante o uso do protetor solar diariamente nas crianças para se evitar queimaduras solares. Mas atenção, antes de aplicar o protetor em crianças com menos de seis meses de idade, um médico deve ser consultado e os banhos de sol devem ser restritos ao tempo e aos horários indicados pelo pediatra.
O fator de proteção solar (FPS) do produto a ser utilizado nas crianças deve ser no mínimo 15, de acordo com o fototipo de pele ou conforme recomendação médica. Quanto maior o valor de FPS do produto, maior a proteção proporcionada.
 
O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Em praia ou piscina, mesmo que o produto seja resistente à água, os pais devem reaplicá-lo na criança após sua entrada na água ou depois de muita transpiração. Mesmo com esses cuidados, a exposição solar deve ser evitada no período das 10h às 16h.

 
 
Esmaltes Infantis

Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos.
Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. O rótulo deve possuir orientações e advertências de uso.


Batons e brilhos labiais
Os batons e brilhos labiais devem colorir os lábios temporariamente. Como nos demais produtos infantis, a fórmula deve ser composta por ingredientes seguros. Antes de comercializar esses produtos, a empresa deve comprovar a segurança de cada tonalidade junto à Anvisa.
O rótulo deve possuir indicações de segurança específicas incluindo a indicação da faixa etária de uso do produto. Em crianças pequenas, um adulto deve aplicar e supervisionar o uso do produto.

 
Fixadores de cabelos
Os fixadores de cabelo infantis podem ser coloridos, perfumados, ter fotoprotetor e efeito luminoso. No ato do registro, devem ser apresentados testes que comprovem a sua segurança. São indicados para crianças a partir de três anos de idade e devem ser aplicados exclusivamente por um adulto.


Embalagens
As embalagens de cosméticos infantis devem apresentar sistemas e válvulas de dosagem que permitam a liberação de pequenas quantidades do produto e não devem ter pontas cortantes ou perigosas. Além disso, elas devem ser isentas de substâncias tóxicas e não podem ser apresentadas na forma de aerosol.


Atenção

: Os pais devem supervisionar o uso de produtos cosméticos pelas crianças. Caso surjam coceiras, irritações ou alergias, suspenda o uso do produto e procure orientação médica
 
 
www.anvisa.gov.br
Disque-intoxicação: 0800 722 6001
 
 
.............................................................................................
 
 
 

6 comentários:

  1. Olá, li um post seu dizendo que gostou daquele peeling da SVR, eu tenho usei durante menos de 15 dias, teria interesse em compra-lo na minha mão por um preço mais em conta?

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oiii flor, tudo bem??
    Adorei conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo!
    Segue de volta e participe de um sorteio para ganhar um Curl Formes!!!

    Bjus ;)

    http://www.pribertholo.com/2012/11/como-enrolar-os-cabelos.html
    Instagram: @pribertholo

    ResponderExcluir
  3. Awesome! Its truly awesome piece of writing, I have got much clear idea regarding from this article.


    My blog post: travel

    ResponderExcluir
  4. Hello, i feel that i noticed you visited my web site thus i came to return the want?
    .I'm attempting to to find issues to improve my site!I assume its good enough to make use of some of your concepts!!

    Look at my web blog: germany

    ResponderExcluir
  5. I used to be recommended this blog by means of my cousin. I am
    not sure whether this submit is written by him as nobody
    else realize such special about my trouble. You are amazing!

    Thanks!

    Here is my webpage; vakantiehuisje

    ResponderExcluir