quarta-feira, 4 de abril de 2012

Depressão Pós Cirurgias Plásticas




Estive estudando, nos últimos dias, sobre a ocorrência de depressão pós cirurgias plásticas. Logo depois de uma cirurgia, a maioria dos pacientes experimenta transitoriamente alguma sensação de desânimo ou tristeza. Esta condição pode se firmar como uma depressão pós-operatória mais intensa, ainda que mais raramente. Caso aconteça, procure conversar com seu médico que , se necessário , indicará um acompanhamento psicológico especializado.

Experiência própria: caminhadas ao ar livre, atividades sociais leves e pequenos passeios podem ajudar a espantar a tristeza mais rapidamente. E assim que liberada pelo cirurgião, retorne às suas atividades físicas habituais.


A seguir um texto sobre o assunto:

"A realização de uma cirurgia plástica é um grande momento na vida de uma pessoa. Tudo ocorre ao nível do inconsciente, mesmo uma pequena mudança em seu visual pode afetar fortemente o seu interior. Os sinais de depressão pós-cirurgia plástica têm que ser identificados e também quando ela ocorre depois de qualquer outro tipo de cirurgia – o que não é raro; e uma boa preparação emocional pré-operatória é de grande valia para preveni-la. Muitos pacientes têm um sentimento de tristeza, fadiga e falta de interesse, que começam cerca de três dias após a cirurgia e podem durar mais de duas semanas.
Os fatores principais que causam o transtorno pós-operatório são a síndrome do estresse pós-cirúrgico, constipação intestinal, medicamentos, necessidade de repouso e ter que se afastar de muitas atividades como a prática de exercícios físicos e os cuidados com as crianças pequenas. Além disso, também há um ajuste ao novo olhar das pessoas, as reações dos familiares e dos amigos, estresse financeiro e o sentimento de culpa de que a cirurgia levou à depressão.
O tratamento da depressão pós-operatória é primeiramente preventivo, ou seja, o que você realmente espera da cirurgia plástica, controlar as expectativas excessivas e saber previamente que o pós-operatório pode ser restritivo, que existem “inchaços”, equimoses e até um pouco de dor, dependendo da sensibilidade de cada paciente. Portanto, você deve se preparar para a cirurgia e poder contar com alguém naquele momento, como amigo ou parente ou companheiro e também do seu cirurgião plástico sempre que necessite, transmitindo segurança e otimismo. Após liberação médica, um pouco de exercícios físicos ajudam a melhorar este sentimento interno.
Você deve entender que não é a única pessoa a passar por isso, há milhares de pacientes da cirurgia plástica que sentem o impacto não somente no corpo, mas também na mente. Outra forma de se sentir melhor é encontrar um grupo de pessoas que já passaram pela cirurgia plástica e compartilhar experiências. Portanto, relaxe e aguarde o tempo necessário para o resultado final de sua cirurgia, o que geralmente pode levar meses. " (guiadaplastica.com.br)
 

17 comentários:

  1. Puxa, tá um fator que devo levar em consideração. Como relatei em outros comentários do seu blog.
    Ando num desanimo que dá medo, uma sonolência sem igual e uma falta de atenção q nada parece dar jeito.
    Fui no clinico geral e nada, fui no neuro e ele me mandou pra um psicologo que nada atestou, além de uma certa ansiedade e uma leve depressão. Nada que 99% da população não tenha.
    Tomei fluoxetina e a unica coisa que melhorou foram as crises de bocejo. Tomei o GABA na esperança de ser uma má qualidade de sono e dormi o final de semana inteiro. Tomei o J3d para ter animo ainda pra treinar e nothing, misturei com efedrina e ainda precisei de café o resto do dia. Antes que tivesse um ataque ou um AVC, fui a um psiquiatra, qual me receitou um remédio da terceira idade mais a pratica de correr. Deu uma amenizada. Mas quero eliminar o uso de medicamento. Tentei uns dias e retrocedi ao estado inicial. Mas tenho fé. Agora to tentando agendar um ortho, já pedi pra nutri uma dieta para a felicidade (assim q melhorar, volto para a dieta pra musculação). Mas alem das recomendações psiquiatras, to tentando a aromaterapia, homeopatia e se for o caso recorrer a um banho de pipoca.. Mas não me recordo de ter associado o pós operatório ao caso. Sei que estava com uma queda de cabelo sem causa aparente. Até lhe perguntei do tal Pantogar, realmente é ótimo! Estou fazendo uso e houve uma redução drástica na queda de fios. Vou cotar a cirurgia nos próximos retornos e pesquisar também a respeito. Como sempre seus posts são ótimos! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Silvia,
      Como vc esta?
      Espero que tenha melhorado do seu estaado que descreveu ha 1 ano atras
      Vc não relatou o que fez
      Eu fiz um mini iffting, e uma das linhas inflamou e depois de 2 meses saiu naturalm/
      Mas este periodo todo foi uma grande tortura para mim, mas os resquicios por ter emagrecido repentinam/ não ter dormido e acho que estou estou com gastrite, cansaço,
      Se puder me respodner agradeço
      shizuefukuda@hotmail.com

      Excluir
  2. Boa noite! Amei seu blog, muito interessante e de ótima utilidade para com as informações e msg. Meu nome é Patricia gostaria de saber se tem alguma informação sobre o produto Embralife regenerador celular e sobre sua eficácia. Obrigada e parabéns. luuar@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... não conheço o produto... vou me informar, muitas pessoas estão falando sobre ele mesmo... vou pesquisar sobre ele!

      Bjo

      Excluir
  3. muito bom seu blog... gostei muito... não entendi apenas a sua frase no topo do blog "o essencial é invisível..." enfim, gosto mais de "o essencial e o sustentável" de autor brasileiro. Parabéns. Continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo, que bom que gostou do Blog... fico feliz...gostaria de ter mais tempo para me dedicar a ele... espero que em breve consiga. Quanto a frase , não entendi o que você não entendeu...rsrs. Essa frase de Antoine de Saint-Exupéry tem um significado especial pra mim, que de repente um dia explico por aqui... Mas de qualquer forma gosto dela pelo fato de alertar, a pessoas como eu , que amam , trabalham e vivem da beleza, que o exterior é apenas uma parte de um todo muito maior... que o que realmente importa nessa vida, é invisível aos olhos... eu acredito nisso... beleza "vazia" não me interessa.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Lu saudades do teus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia! To muito em falta com o Blog...:(

      To numa fase complicadinha e não to conseguindo me concentrar nos posts... vou tentar engrenar de novo, prometo!

      bjão

      Excluir
  5. Ei Luciane, acabei de conhecer seu blog e estou gostando muito. Há 5 meses fiz rinoplastia e vou te contar, fiquei praticamente esses 5 meses depressiva, estou começando a retomar minha autoestima agora, rs. Por ser uma cirurgia que demora obter o resultado final a apreensão tomou conta de mim, começaram a surgir acnes inesperadas, problemas e pele e até de saúde. Depressão acaba conosco! Agora, graças a Deus e aos comésticos milagrosos (rs) estou melhorando. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Sou uma jovem de 44 anos. Há 3 semanas fiz um mini-lifting facial e um inchaço absurdo do lado direito do rosto, que ficou bem dolorido. Só agora começou a desinchar e venho recuperando a movimentação muscular normal. Duas semanas depois, isto é, há uma semana, submeti-me a uma lipo com mini abdominoplastia e uma mastopexia redutora com colocação de prótese de 220 ml. Estou sentindo-me " retalhada". Gostava dos meus seios meio flacidinhos, mas lisinhos, gostosos, com uma pequena ptose mamária, mas cedi à pressão do meu marido para ficar com peitos duros e levantados. Tenho a sensação de gravidez, devido à turgência dos seios e concomitantemente, parece que acabei de ter feito uma cesárea. Estou me sentindo deprimida, parece que subitamente a vida pareceu carecer de sentido... Comecei a pesquisar sobre " depressão pós cirurgia" e cheguei aqui. Estou um pouco mais aliviada e tentando assim, controlar esse estado emocional perturbador... Queria saber se vale à penatomar algum anti-depressivo. Estou angustiada e temerosa diante da possibilidade dessa tristeza, dessa angústia aumentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente essa sensação costuma mesmo aparecer... para saber se o antideressivo é indicado você vai precisar consultar um médico ou psicólogo... com relação às mamas, o aspecto delas ainda vaimudar bastante... não vão ficar endurecidas e grandes como estão. com o tempo a consistência e o aspecto delas mudará bastante e ficará bem mais natural.
      Desejo sinceramente que voc~e ja esteja se sentindo melhor. Caso não esteja, procure um profissional para te ajudar ok?

      Um abraço

      Excluir
  7. Fiz uma cirugia no nariz,e agora eu com arrependimento,depressão,choro o tempo todo ,não como nen durmo,estou com odio de mim mesma pois eu era muito bonita e acabei ficando feia,meu nariz era normal eu nao sei por eu quiz fazer a cirugia,efico olhando minhas fotos antigas e quero meu nariz de antes,não faço mais nada da minha vida meu DEUS EU PENSO ATE EM MORRER.

    ResponderExcluir
  8. eu tenho 31 anos e fiz uma cirugia no nariz,me arrependi pois eu era bonita e não precisava,hoje fico olhando minhas fotos e chorando,não como nen durmo,eu era linda e queria mais e acabei ficando feia,eu tenho odio de mim mesma por ter feito a cirugia eu penso ate em morrer pois não me vejo vivendo infeliz com minha aparencia pois eu era muito vaidosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, desculpe os erros de digitação , sou péssima em digitar pelo celular... Bjo

      Excluir
  9. Oi Sil. Quanto tempo faz que vc fez a rinoplastia? Quando eu fiz o meu nariz ficou bem feio por bastante tempo. Ficou inchado , meio torto , um lado diferente do outro... Foi melhorando muito lentamente . Procurei o médico para conversar sobre retoque e ele me disse que o resultado final e apenas depois de 18 meses e que ate lá ele não iria operar-me de novo. Em setembro próximo agora fará 18 meses e estou satisfeita. Não está perfeito, até queria fazer retoque mas sinceramente estou sem coragem para passar por tudo de novo por mais 18 meses. Você já conversou com seu cirurgião sobre a possibilidade de fazer retoque? Hoje na medicina tem jeito pra praticamente tudo... se puder me dar mais detalhes podemos conversar melhor...

    Um beijo

    Lu

    ResponderExcluir