domingo, 18 de setembro de 2011

O Yoga como aliado na busca pelo corpo ideal







Eu pratico Yoga. Hatha Yoga (mais especificamente a "modalidade" Iyengar Yoga). Pratico sozinha há muito tempo, mas iniciantes devem praticar com um instrutor experiente.  O que busco no Yoga, vai além dos benefícios físicos. Quem puder ler a respeito, verá que o Yoga proporciona saúde fisica e mental, bem estar, equilíbrio, tranquilidade e um infinito de benefícios. Mas basta uma simples observação das posturas abaixo para perceber o quão completo é o trabalho físico que a prática proporciona.


Mas, agora falando como Fisioterapeuta:





Navegando no site da minha musa inspiradora rsrs Dani Tâmega, me deparei com um post abordando um tema muito conhecido pelos fisioterapeutas e educadores físicos (o  fenômeno chamado Lower Síndrome Crossed (LCS) ) ,mas pouco conhecido da maioria das pessoas praticantes de atividades físicas. Vou comentar com vocês, à minha maneira, sobre isso, para depois mostrar como o Yoga pode contribuir no seu treinamento.






Vamos lá:


Treinar abdominais com toda dedicação do mundo não vai ser suficiente para garantir uma barriga retinha e tonificada se sua coluna estiver encurtada, pois , por inibição reflexa ocorrerá o enfraquecimento dos Abs, que são os músculos do lado oposto da coluna lombar.


O mesmo ocorre desgraçadamente  com nossos glúteos. Se vc tem a musculatura dos flexores de quadril encurtada ,  ocorrerá o fenômeno de inibição da musculatura oposta a dos flexores , ou seja ... dos glúteos .


Se você juntar as duas coisas então, socorro!!

Coluna encurtada = Abs fracos

e
Glúteos fracos = coluna encurtada = Abs fracos

Sim, porque se os glúteos não estiverem executando corretamente sua função de extensores de quadril, o seu corpo, perfeito que é..., vai recrutar outros músculos para "ajudar" na função (os chamados músculos sinérgicos) que inclui quem?? a coluna lombar! Isso vai encurtá-la (vc já sabe o que acontecerá com os abs) e tbém vai "tirar" o trabalho de contração dos glúteos, tornando-os mais fracos ainda.

Entenderam o ciclo???

Então: Muito alongamento de flexores de quadril e de coluna lombar!!! (Como manda a Dani ! rs)

Agora vamos ao Yoga??

Observem as posturas!! O trabalho isométrico em glúteos e coxas, o alinhamento e alongamento da coluna, o posicionamento das articulações, o alongamento dos flexores de quadril...

Estas são apenas algumas posturas, existem muitas mais, uma mais perfeita do que a outra!!


Ardha Chandrasana (postura da meia-lua)







Parsvottanasana









Parivrtta trikonasana (postura em giro e em triângulo)










Virabhadrasana II (postura do guerreiro II)









Virabhadrasana I (postura do guerreiro)







  Utthita Trikonasana (postura do triângulo estendido)





Utthita Parsvakonosana ( Postura extendida em ângulo lateral)





Prasarita Padottanasana (Postura em pé com flexão pra frente em ângulo aberto)





 Halasana ( Postura do arado)







Quando você descobre o Yoga, não deixa mais de praticar!!






Importante: Algumas posturas são contraindicadas em algumas situações e para algumas pessoas. Não pratique sem a presença de um instrutor experiente








Um beijo e coloquem em prática!!

Lu





8 comentários:

  1. boas dicas
    beijinhos e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. OI Lu,
    ótimo post. Adoro praticar yoga. No momento estou tão confusa com meus horários de trabalho que dei uma parada, mas pratiquei muito tempo para equilibrar minha mente principalmente, pois sou bem agitada.
    Estou precisando voltar.
    Beijinhoss
    Silvia
    http://www.treinoebeleza.blogspot.com/
    Tem sorteio de make no blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom as dicas adorei ;*
    Tenha um ótimo domingão para você, $:
    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. Lú! como foi de viagem? Descansou? Aproveitou? espero que sim! Voltou inspirada!!!! So de ler já me doeu o corpo!!, rs
    Preciso alongar, esticar e ao menos uns tempinho de 5 minutos para isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!

    Que bom que gostaram do Post ! Yoga é bom demais!!

    Bjs e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia! A viagem foi ótima! Aproveitei bastante e comi bastante principalmente rsrs. Mas assim que voltei ja entrei no intensivo pré verão rsrs.

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Lu sua sumida estava com saudades como vc ta!
    amei as dicas! beijooooo

    ResponderExcluir
  8. Jana linda!! Eu sumi né... hehe ... tava viajando, e depois acertando a vida que ficou por aqui na minha ausência... agora to de volta !!

    beijos

    ResponderExcluir