sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tratamentos Dermatológicos Permitidos na Gestação



 


 
As informações a seguir foram retiradas do Blog da Ginecologista e Obstetra Fernanda Santos  (endereço no final do Post).  São informações e orientações da Febrasgo  (Federação Brasileira das associações de Ginecologia e Obstetrícia) sobre Teratogênese em humanos (desenvolvimento de anomalias que levam a má formação fetal)
................................................................................ 



"TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS


Botox: deve ser evitado na gestação porque não há estudos adequados e controlados em gestantes


DMAE: utilização cosmética pelo efeito lifting. Testes em animais não evidenciaram teratogenicidade, mas faltam estudos em humanos.


Ácido Azeláico: no tratamento de acne, melasma e antineoplásico. O uso oral em animais não mostra efeitos teratogênicos, mas faltam estudos em humanos. Na amamentação, é improvável que ocorram efeitos nos lactentes de mães em uso de preparações tópicas.


Ácido glicólico: tratamento de queratoses, verrugas, marcas de envelhecimento. Não há relato de toxicidade em humanos.


Ácido Salicílico: estudos demonstraram malformações em ratos, portanto deve ser evitado na gestação. Não se sabe sobre a excreção do ácido salicílico no leite humano.


Clindamicina de uso tópico: FDA classifica como categoria B, ou seja, possibilidade de dano muito remota.


Eritromicina tópica: estudos não mostraram evidências de teratogenicidade


Corticóides tópicos: não há evidência de teratogenicidade, mas deve ser evitado o uso prolongado, mas nunca foi descrito efeito adverso para corticoides tópicos.
Peróxido de Benzoíla: danos ao feto são improváveis. Já a segurança para lactentes é desconhecida.


Tretinoína: quando administrado por via tópica a sua absorção é insuficiente para produzir exposição ao feto. Especialistas não consideram o uso tópico como fator de risco para o feto. Mesmo assim, faltam estudos e o uso na gestação e lactação deve ser evitado.


Isotretinoína: sua aplicação local não apresenta risco teratogênico.


Adapaleno: faltam estudos em gestantes. Em animais não foi verificado efeito teratogênico. Na amamentação não deve ser usado porque a quantidade excretada no leite materno é desconhecida.


Tazaroteno: aprovado para tratamento de acne e psoríase.


Ácido Tricloroacético (TCA): seguros em toda a gravidez



Cabelos


Alisamento: Quando são utilizados Hidróxido de sódio ou potássio ou combinação de hidróxido de cálcio e carbonato de ganidina, não foram encontrados problemas na gestação de humanos, mas não existem estudos epidemiológicos que permitam garantir a segurança na gestação. O formol provocou diversas alterações em animais, mas outros estudos não evidenciaram defeitos teratogênicos. OBS: essa semana saiu uma matéria com a informação que o uso de formol está proibido pelo risco de causar câncer em humanos.


Aloe: um estudo em animais observou aumento de abortamento em quem recebeu aloe no início da gestação, mas outro estudo não confirmou esta observação.


Descolorantes: peróxido de hidrogênio e persulfato de amônia: consta no manual: "costumam envolver doses muito pequenas na exposição". ??


Permanente: não existem evidências de teratogenicidade.


Tinturas: a absorção é muito pequena e não demonstra teratogenicidade. Efeitos tóxicos só ocorrem se a gestante se intoxicar em caso de absorção digestiva ou exposição industrial. Mesmo nos produtos com acetato de chumbo, a exposição é muito pequena e não prejudica o feto.


Amônia: graças à capacidade de excreção fisiológica de compostos nitrogenados (quando a função hepática materna está normal) é improvável que cause danos ao feto.


Benzoato de benzila: não houve evidência de efeitos teratogênicos.


Calêndula: não houve evidência de efeitos teratogênicos.


Cânfora: desde que usada por via tópica, não houve evidência de efeitos teratogênicos.


Hidroquinona: baixo potencial teratogênico. Não foram localizados estudos de possíveis efeitos reprodutivos desse agente em humanos.


Lanolina: não houve evidência de efeitos teratogênicos.


Óxido de Zinco: não houve evidência de efeitos teratogênicos."



" Até hoje não há relação entre o uso tópico de cosméticos ou medicações e a ocorrência de malformações congênitas, mesmo quando estas substâncias se mostram comprovadamente teratogênicas se administradas por via sistêmica. A segurança é determinada principalmente pela baixa absorção que o uso tópico acarreta. porém, se usadas por um tempo prolongado, em áreas muito extensas da superfície corporal e em pele não íntegra, pode ocorrer aumento de absorção e o maior risco de complicações. Deve-se, via de regra, utilizar a menor dose eficaz da medicação pelo menor tempo possível, assim como para qualquer medicamento, por qualquer via, para qualquer pessoa, gestante ou não".




 Fonte: http://toqueginecologico.blogspot.com/2011/06/manual-de-teratogense-em-humanos.html

                                                

                    
Meninas!


 Existem diversas linhas de cosméticos específicos para uso em gestantes. Eu uso no consultório nas Drenagens Linfáticas em Gestantes as seguintes linhas, dentre outras:


Óleo de Semente de Uva  ( By Sâmia)

Linha Mustela (Expanscience)

Linha Mater Skin (Biolab)

Linha Gerare (Organon)

Linha Mamãe e Bebê (Natura)


..................................................

Obs: Não utilize qualquer substância na gestação sem o conhecimento do seu obstetra!!


Beijos

Lu

 


8 comentários:

  1. Lú otimo post! Eu vejo cadas futuras mamães se arriscando por ai que chego a arrepiar! Acho que a melhor coisa é o bom senso e o acompanhamento do seu médico! Cuidar sim, arriscar jamais! Imagina acontecer alguma coisa com seu bebe causado por vaidade... acho que eu morreria!
    Vou divulgar via twitter, gostei mesmo!
    Beijinhos e otimo FDS pra vc.
    Kaka

    ResponderExcluir
  2. otimo post! Justamente pela informação. Até o fato de grávidas poderem fazer academia (com supervisão, claro) é desconhecido pela maioria das mulheres!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia! Desenvolvi um protocolo de exercícios para gestantes ( tema da minha monografia de graduação) numa época em que era muito raro ver gestante se exercitando. Havia quase nenhuma literatura a respeito na época. Fiz o trabalho baseado em referências da França , Alemanha, EUA. Hoje não há mais esse tabu todo sobre o assunto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Kaká! Que bom que gostou! Obrigada por divulgar !!!! mil beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  5. OLá!Gostei muito do seu Blog!
    E aproveitei para te convidar a participar dos sorteios lá no blog!
    http://www.eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post.Tava querendo saber disso mesmo!bjo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola!! estou gravida de 4 meses e estou cheia de espinhas! Estou usando azelan e gostaria de saber se posso alternar com o lysalpha.
    Para evitar as estrias qual hidratante vc recomendaria??
    Abç
    Camille

    ResponderExcluir
  8. Oi Camille! O azelan é um dos cosmecêuticos mais receitados pelos médicos na gravidez. Eles gostam bastante dele viu... rs toda grávida usa este! Com relação ao Lysalpha , ele não foi desenvolvido com o própósito de ser usado por gravidas, mas também não consta nada na bula que contra-indique, também não contém nem ácido salicílico nem acido retinóico, que são contra-indicados na gestação. Alguns dermatologistas o prescrevem na gestação. Nesse caso, recomendo não utilizar sem antes receber o aval do obstetra.

    Para estrias recomendo a linha Mustela para gestantes, é maravilhosa e pode ser usada tbém no período de amamentação. Outra opção mais em conta e tbém muito indicada é o Materskin da Biolab!

    Bjs e felicidades !

    Lu

    ResponderExcluir