domingo, 5 de junho de 2011

TPM




A tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, costuma atingir a grande maioria das mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária dos 20 aos 30 anos.


Sintomas


Existem mais de 150 sintomas associados a esta síndrome, os mais conhecidos são: alterações comportamentais como ansiedade, aumento da irritabilidade, tensão, fadiga, depressão, alterações no apetite, etc. Ela também pode desencadear sintomas físicos como: retenção de líquido, dores musculares, dores de cabeça, sensibilidade nas mamas, entre muitos outros.



Algumas mulheres apresentam sintomas que variam de leves a moderados; contudo, há aquelas em que os sintomas se apresentam de forma tão intensa que acabam interferindo, inevitavelmente, em sua qualidade de vida. Algumas podem chegar até a ficar incapacitadas de realizar suas funções rotineiras neste período.

Tais sintomas costumam variar bastante de mulher para mulher. Além de suas diferentes manifestações entre as mulheres, a TPM pode se apresentar com sintomas diferenciados a cada novo ciclo da menstruação, o que geralmente dificulta seu diagnóstico.






Causas

A causa exata deste distúrbio ainda é desconhecida; contudo, já se sabe que nesta fase a mulher passa por desequilíbrios fisiológicos que podem afetá-la com maior ou menor intensidade.

Desequilíbrio hormonal, deficiência nutricional e a oscilação de alguns neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células do sistema nervoso, por meio das quais elas podem enviar informações a outras células), como a serotonina e a noradrelania, estão sendo estudados.

Sabe-se que mesmo as pacientes que passaram por histerectomia (remoção do útero), podem continuar a apresentar os sintomas da TPM; porém, tais sintomas desaparecem com a chegada da menopausa.



Como aliviar




Embora não haja cura para esta síndrome, existem alguns cuidados paliativos que podem aliviar bastante os sintomas. Em alguns casos, a mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos ajudam a evitar a retenção de líquido e a aliviar o estresse.

Exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, aumentam a produção de endorfina (substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, proporcionando relaxamento, sedação natural e sensação de prazer).

Há casos em que será necessário recorrer a medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Nos casos mais severos, podem ser administrados hormônios que induzam a menopausa prematura. Nestes casos, a orientação médica é indispensável



Fonte: todabiologia.com


7 comentários:

  1. ai eu tenho esse mal e me entupo de chocolate mesmo rss flor passando para te desejar um exelente domigo. Tem post novo no blog. Um super beijo
    Jana Pereira
    WWW.rosaepinkbyjana.com

    ResponderExcluir
  2. jana! Eu só coloquei essas otos de brigadeiro porque não estou de TPM rsrs. Eu como chocolate nesse período sim...não sou de ferro rsrs

    Ótimo domingo Jana, já to indo ver o post!


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. B-R-I-G-A-D-E-I-R-O!rs
    E na tpm ou mesmo triste. Nao tem jeito.Muitas vezes almoço bem, mas fica aquela coisa. Eu so sei que preciso parar com o vicio! Mas q deu vontade agora, deu, rs

    ResponderExcluir
  4. KKK que lindos né!! Eu comprei o livro da maria brigadeiro e tive a fese de fazer direto hehe. Agora to mais calma... até a proxima TPM!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lu, eu dou desculpa de TPM o mes inteiro pra poder comer brigadeiro kkkkkk! Meu noivo quando sabe que eu estou em "crise Treinada Pra Matar" ja chega em casa com um pacotinho cheio, eu viro um doce na hora né!
    Beijossssss
    Kaká.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que tem a TPM pra gente ter desculpa de chocolate ne...
    Beijo e boa semana!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  7. kaká! Eu como doce na TPM sim, e antes e durante e depois kkk bjs

    Helena: Ah nada como uma desculpinha pra comer doce né hehe bjão boa semana

    ResponderExcluir