sexta-feira, 18 de março de 2011

Qual é seu tipo físico?


Tendo em vista que todos nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma apropriada.

Existem três tipos físicos principais:

Ectomorfo: destaque para a estrutura óssea

•Endomorfo: destaque para a gordura

•Mesomorfo: destaque para os músculos


Você é na verdade uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “principal” vai ser aquele no qual você vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu e como equilibrar um programa de treinamento para que cada tipo atinja um corpo equilibrado e saudável.


Os Ectomorfos


Difícil de ganharem peso! Tem mais dificuldade em ganhar massa muscular, por isso a musculação deve ser priorizada no programa e, pelo menos durante o primeiro ano, os exercícios aeróbicos devem ser feitos com moderação, para não atrapalhar o ganho de músculos por conta do gasto calórico excessivo. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente têm uma visão diferente. O ideal é que o programa seja montado com 80% de musculação e 20% de aeróbicos.


Dicas de dieta para o Ectomorfo:

Lembre-se que a sua alimentação é responsável por pelo menos 75-80% de todo resultado do seu treinamento. Dessa forma mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos.



Os Endomorfos


Tem maior quantidade de gordura, bem como mais dificuldade para queimá-la. Nesses casos existe a necessidade de uma quantidade maior de trabalho aeróbico, embora a musculação seja igualmente importante para modelar o corpo e sustentar o emagrecimento em longo prazo. O ideal é um programa com 50% de cada. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular. Se você se identificou com o tipo físico endomorfo saiba que o uso de monitores cardíacos é muito útil na sua rotina de exercícios. Eles vão permitir que você se mantenha exercitando dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perda de gordura.

Dicas de dieta para o Endomorfo:

Todos nós precisamos fazer refeições menores e frequentes ao logo do dia, além das principais que já estamos acostumados a fazer (café da manhã, almoço e jantar). Essa regra não é uma exceção para os endomorfos. Muito pelo contrário, eles são os grandes beneficiados disso já que sabemos que refeições menores e mais freqüentes aumentam o metabolismo e mantém os níveis de energia mais estáveis. Certifique-se de comer pelo menos 5-6 refeições por dia.



Os Mesomorfos


São os grandes sortudos, com maior quantidade de músculos e menor de gordura. Mesmo assim correm o risco de ter alguma parte do corpo com músculos demais, como as mulheres de coxas grossas, ainda que musculosas. Geralmente tem um visual mais atlético e sarado, tem boa postura e são simétricos. Nesse caso é importante estabelecer um programa que equilibre isso, diminuindo o estímulo de hipertrofia para esses grupos musculares.

O ideal é um programa com 60 a 70% de musculação e 30 a 40% de aeróbicos, com os devidos ajustes para cada grupo. Se você se identificou com o tipo físico mesomorfo é muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa muscular magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.

Dicas de dieta para o Mesomorfo:

Proteína é a chave para os mesomorfos! Procure ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos (de preferência aqueles com baixo índico glicêmico) e gorduras. O mesomorfo deve evitar variações de peso para ganhar/reter massa muscular. Adotando uma dieta nutritiva e evitando alimentos com pouco valor nutricional o apetite e os níveis de energia ficarão estáveis proporcionando uma saciedade e evitando o desejo de comer besteiras como balas, doces, etc.


Misturando dois tipos físicos

Existem ainda casos de corpos com uma mistura de dois tipos, como já mencionado anteriormente como por exemplo os endomesomorfos, que tem facilidade para ganhar músculos, mas também dificuldade para perder gordura. Eles exigem um ajuste ainda mais preciso para equilibrar e atingir um bom resultado. É difícil estabelecer uma regra definitiva.

A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Esperamos que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga otimizar seus treinamentos e sua alimentação para alcançar seus objetivos mais rapidamente. Não usem o tipo físico como uma desculpa para o insucesso, mas como um parâmetro para a elaboração do programa.

Fonte: Corpoemfoco.com.br



7 comentários:

  1. Adorei o post...me disseram uma vez que eu era mesomorfo...tinha muito pouca gordura e ganhava músculo fácil,mas depois de um tempo minha porcentagem de gordura aumentou muito...hum...ainda tenho pouca,mas muito se comparando agordura que eu tinha antes;agora eu sou o que?kkkk
    http://blogdamirellagsousa.blogspot.com/
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella!

    Então, se vc era mesomorfo continua sendo! Ou seja, continua tendo características genéticas que fazem de vc uma pessoa com facilidade para ganhar massa muscular! Mesmo os mesomorfos quando dão uma descuidada na dieta e nos exercícios podem ganhar gordura também ( o que já é mais difícil para os ectomorfos..).

    Eu também sou mesomorfo, mas de vez em quando acumulo minhas gordurinhas hehe.

    O segredo é deixar de comer os chocolatinhos e outras cositas mais e caprichar na proteína e nos exercícios!! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Inveja de vcs ! ahahah
    Eu sou endomorfo com certeza!
    Adorei as dicas! Acho que o saber onde se encaixa ajuda bastante para atingir o que deseja! Otimo post

    ResponderExcluir
  4. hehe eu tenho procurado muito ultimamente encontrar a "mesomorfa" que mora em mim... mas tá difícil de achar kkk

    ResponderExcluir
  5. Que demaaaais Lu, adorei! Quero me encaixar na primeira opção! hihi!

    Um beijo
    Ma Haik
    www.mahaik.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Má!! Eu acho que vc se encaixa na primeira opção sim!!!! hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou participando de um concurso de cúlinaria do Blog http://docecabanna.blogspot.com/

    Gostaria muito de conta com sua ajuda para que eu ganhe, depois você também será recompensada.
    Você só tem que votar em mim, na enquete da barra lateral no Blog Doce Cabana.
    A minha receita é a quarta da lista é o Strogonoff de frango, que amanhã estarei postando no blog no post da semana Delicias da B&t&.
    Desde já agradeço por votar em mim.
    http://cantinhodabt.blogspot.com

    ResponderExcluir