terça-feira, 8 de março de 2011

Fertilidade x Alimentação


Tem alguém aí querendo ou tentando engravidar?? Por aqui ainda não viu... rsrs. Cada vez mais as mulheres estão postergando a gestação , não é mesmo? Isso , é claro, tem suas implicações negativas e positivas... vou explorar melhor o assunto num post sobre gravidez tardia (leia-se após os 35 anos...).

Bem , como eu disse não quero engravidar agora, mas como existe o plano, pretendo me preparar da melhor maneira possível. Acho que toda mulher deveria pensar sobre isso. Existe muito a se fazer para chegar no momento da gestação em condições ideais. Todo projeto importante exige um tempo de preparo , porque seria diferente no caso da maternidade ?

Encontrei algumas dicas interessantes pesquisando sobre a relação entre hábitos alimentares e a fertilidade feminina e vou compartilhar com vocês:



"Pesquisas recentes comprovam que a alimentação das mulheres influencia diretamente tanto nas chances dela engravidar, quando no bem-estar e qualidade de vida da mãe e do bebê. Uma reportagem do portal Globo.com aborda algumas das dicas da coautora do livro 'Mães saudáveis têm filhos saudáveis' para as mulheres que pretendem engravidar. Entre as recomendações citadas na reportagem estão parar de fumar, reduzir o consumo de adoçantes e produtos industrializados, evitar bebidas alcoólicas e que contenham cafeína em sua composição, bem como ingerir ômega 3 e vitaminas complementares diretamente ligadas à fertilidade.

O que verificamos na rotina com as pacientes e que constumamos indicar é que as mulheres devem ter como hábito uma alimentação saudável, não apenas quando estão querendo ter filhos, pois podem engravidar de forma inesperada. O ideal é que todas as mulheres mantenham hábitos alimentares saudáveis durante a vida toda.

A dieta da fertilidade

 
 

Cada vez mais, estudos comprovam que a alimentação adequada pode influenciar diretamente nas chances de engravidar. Segundo a nutricionista funcional Denise Carreiro, coautora do livro 'Mães saudáveis têm filhos saudáveis', o estado nutricional antes e durante a gravidez é crítico tanto para a mãe quanto para o bebê, e vai determinar o bem-estar e a qualidade de vida de ambos.

Quem está pensando em engravidar deve fazer um exame completo para avaliar desequilíbrios ou carências nutricionais. Reduzir o consumo dos aditivos, como os adoçantes, e dos produtos industrializados também é uma boa opção, já que ambos podem interferir na absorção de vitaminas e minerais essenciais.

- A alimentação saudável deve ser habitual porque muitas mulheres engravidam sem se programar - alerta a nutricionista.

Confira as principais dicas da especialista para quem está tentando engravidar:

- Pare de fumar: O tabaco reduz a fertilidade e pode danificar a qualidade dos óvulos. Mulheres que respiram a fumaça do cigarro com frequência ou têm um parceiro fumante costumam sofrer dos mesmos efeitos. As substâncias tóxicas como cádmio, chumbo, cianeto e monóxido de carbono também reduzem ou impedem a absorção de nutrientes e aumentam o risco de aborto espontâneo no início da gestação.

- Evite as bebidas alcoólicas: Pesquisas demonstram que mulheres que consomem menos de cinco copos de álcool por semana têm de duas a quatro vezes mais chances de engravidar do que aquelas que bebem mais do que essa quantia. Para alguns médicos, o ideal é riscar o álcool do cardápio por completo.

- Diminua o consumo de cafeína: Chá, mate, refrigerante e, claro, café, impedem a absorção de ferro, um mineral essencial para a saúde feminina. Além disso, estudos comprovam que apenas uma xícara de café por dia pode reduzir em 50% as chances de engravidar rápido.

- Não esqueça do ômega 3: O ácido graxo essencial, encontrado em peixes como a sardinha e o salmão, ajuda a regular hormônios e tem ação anti-inflamatória. Evite apenas o atum, que costuma ter uma alta concentração do mercúrio, substância tóxica para o feto.

- Fique de olho nas vitaminas: Alguns minerais estão diretamente ligados com a fertilidade. Entre eles o zinco, as vitaminas do complexo B, o selênio, a vitamina E, a vitamina A e o magnésio. O ideal é preferir os nutrientes dos alimentos, não de um suplemento vitamínico. Cuidado para não exagerar, já que o excesso de vitaminas pode ter um efeito prejudicial.

- Comece a tomar ácido fólico: Se você está pensando em engravidar, comece a tomar o suplemento vitamínico. A recomendação é de ao menos 400 mcg diários pelo menos 3 meses antes da concepção. A deficiência desta vitamina está ligada a defeitos no fechamento do tubo neural do bebê.

- Nada de dietas malucas: Faça sempre café da manhã, almoço, lanche e jantar, e inclua carboidratos integrais, legumes, proteína animal e fruta de sobremesa. Beba 2 a 3 litros de água (se quiser, adicione água de coco e sucos naturais, em quantidades pequenas) e evite os líquidos durante as refeições para não dilatar o estômago ou atrapalhar a digestão.

- Evite o consumo de enlatados ou industrializados: Risque do cardápio os temperos prontos, os pratos congelados, os molhos artificiais, os embutidos (linguiça, salsicha, peito de peru, mortadela, salame e carnes processadas), biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, iogurtes com corantes artificiais, balas e produtos que você tenha dúvidas sobre a composição.

- Cuidado com os alimentos crus: Carpaccios, maioneses caseiras, carnes mal passadas, queijos não pasteurizados e comida japonesa podem conter salmonela ou outros tipos de bactérias que podem causar infecções graves."



Fonte: Blog do VIDA - Centro de Fertilidade da rede DO'R

































12 comentários:

  1. Oi Lu, que saudade de passar por aqui...estava viajando...

    Adorei o post, super concordo...temos que estar saudáveis sempre, pois vai que...hehe!!

    Bjocas,


    E.Honey

    ResponderExcluir
  2. Oi Vã!!

    Pois é eu fui algumas vezes lá no blog e vi que estava viajando!! Como foi por lá??

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que dicas legais. Post bem elaborado.
    bjk flor
    www.rosianeteixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. muito legal o post, mas ja fiz minha contribuição 3 vezes rsrsrsrsr... agora só esperar os netos daqui a uns 20 anos, pois os meus filhotes só tem 3, 4 e 6 anos. adorei o blog e ja estou seguindo bjs. Ps: obrigada pela vista
    http://makealinesimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho pensado nisso. Como já to na versao 3.3,rs
    Mas como atualmente eu penso se contudo entretanto se a vontade realmente bater de estar bem preparada! Mas sim fico bem preocupada ate com a propria gestacao q dizem ser mais chatinha depois dos 35, com relação a ser mais dolorida.
    Otimo post! bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!!! rsrsrs é verdade hein! 3 já tá de bom tamanho hehe!!

    Beijos e tudo de bom pra vc e seus filhotes!!!

    ResponderExcluir
  7. silvia!

    Pois é ... eu confesso que nunca foi "o" sonho da minha vida, nem considero a expressão máxima da realização o fato de casar e ter filhos... Vejo isso como uma consequência natural da vida. Claro que quero ter filhos, só que não sonho desesperadamente com isso como algumas mulheres entende?

    Mas o tempo foi passando e agora a água ta batendo hehe. Por isso estou começando a me preparar física e psicologicamente pra isso

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde!
    Estou visitando o blog pela primeira vez e estou me sentindo em casa. Parabéns pela iniciativa e pelos posts. São excelentes!!
    Já estou seguindo e te linkei no meu blog para ficar de olho nas suas atualizações.
    BjO e muito sucesso!!

    Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  9. Oi Dany!! Que bom que vc gostou! Fico muito feliz, de verdade!

    Beijos

    ResponderExcluir