domingo, 17 de outubro de 2010

Drenagem Linfática Manual


A Drenagem Linfática Manual foi desenvolvida na França, por volta de 1930, para tratamento do inchaço presente no pós operatório dos pacientes. Atualmente, é considerada a melhor técnica para auxílio do fluxo linfático e drenagem tecidual.


Ao contrário de uma simples massagem, a drenagem linfática é um tratamento terapêutico que utiliza uma combinação de movimentos ritmicos e suaves, de modo a direcionar e impulsionar o fluxo linfático. A linfa é extremamente rica em glóbulos brancos, as células de defesa do organismo, que serão carreados através do sitema linfático para todos os órgãos do corpo. Sem o fluxo linfático, nossa imunidade rapidamente cairia, e ficaríamos extremamente suscetíveis a quaisquer tipos de infecções como gripes e resfriados.


Apesar dessa importante função, nem sempre damos a devida importância ao sistema linfático, e diariamente saturamos esse sistema com toxinas. Hábitos alimentares desregrados, como ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e uma dieta rica em açucares , fazem com que o sistema linfático passe a trabalhar no seu limite, até que a capacidade de eliminar toxinas do organismo seja ultrapassado , gerando acúmulo de toxinas e efeitos indesejáveis, como dores crônicas, gordura localizada e celulite.


A drenagem linfatica manual pode ser uma maneira bastante confortável de tratar problemas como celulite e inchaço da face, pernas e abdômen. No pós operatório de cirurgias plásticas estéticas como lipoaspiração e abdominoplastia, a drenagem linfática manual é crucial para a adequada recuperação do paciente, prevenindo e tratando possíveis complicações como o surgimento de áreas de fibrose.


A técnica remove o excesso de liquido linfático de áreas em que estejam saturadas, para que o fluxo linfático possa seguir seu curso normal e as toxinas possam ser eliminadas do organismo. Ao realizar drenagem linfática em direção aos linfonodos , eliminamos os liquidos acumulados nos membros inferiores, que contribuem para o aumento da celulite e do inchaço.


Qualquer que seja a causa daquele aspecto ondulado da celulite ( má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress) ela tem inicio com um processo de retenção de líquidos que acarreta má oxigenação da região, que sem a nutrição adequada pode endurecer e levar a formação de nódulos. A drenagem linfática quebra esse ciclo vicioso, ao eliminar a retenção de líquidos.



Procure um Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional . Esse profissional estará qualificado para examiná-la (o) e indicar o tratamento mais indicado para sua condição física e suas queixas estéticas. E poderátambém executar uma Drenagem Linfática segura e eficaz, proporcionando a você todos os benéficios da técnica.

3 comentários:

  1. Oi...comecei ontem minha sessão de drenagem...só que não é feita por fisioterapeuta.Na verdade, são massagens linfáticas...existem alguma diferença muito importante entre elas???? Essas mensagens vão diminuir as gorduras localizadas do meu corpo? Adorei o Blog...Visite o meu www.deboraabelhalid.blogspot.com
    Débora Lidório

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, o importante é que seja feita por um profissional qualificado. Sobre diminuir gorduras localizadas infelizmente não... este tipo de massagem vai diminuir os líquidos excedentes acumulados no seu corpo, ou seja, vai desinchá-la, eliminar toxinas e diminuir a celulite em graus iniciais. Diminuindo o inchaço , consequentemente vc pode reduzir medidas, mas essa redução não será por perda de gordura e sim de líquidos.

    Um beijo

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá dra! Mto bom o seu blog.
    Fiz referencia a sua matéria no meu blog. SE tiver algum problema é só me dizer que eu retiro, ok?
    www.blogpeledeprincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir