quinta-feira, 20 de maio de 2010

Peeling!


O termo peeling vem do inglês to peel, que significa descascar. Consiste na aplicação de 1 ou mais agentes esfoliantes sobre a pele, resultando numa destruição controlada de parte da epiderme ou da derme, com consequente formação de novos tecidos.

Os peelings melhoram a textura da pele e dos poros , estimulam a produção de colágeno minimizando rugas e flacidez, promovem uma vasodilatação aumentando a nutrição celular, tratam de manchas e casos de acne, além de favorecerem a absorção de cosmecêuticos através da pele.O procedimento pode ser realizado através da aplicação de substâncias químicas ( ácidos) , agentes físicos ( microdermoabrasão com cristais ou diamante) ou ativos biológicos ( enzimas ) .


Peelings Químicos:

Os peelings químicos de caráter estético mais utilizados são elaborados a base de ácido glicólico, lático, mandélico, salicílico, kógico entre outros. São utilizadas baixas concentrações desses ácidos, o que resulta em menor descamação e poucas reações irritativas. Por esse motivo , os peelings são realizados de maneira seriada ( algumas sessões ) .


 
Peeling de Cristal e Peeling de Diamantes:

Consistem em esfoliar a pele de maneira progressiva e controlada, através de um aparelho com sistema de vácuo que emite cristais de óxido de alumínio na área a ser tratada ( peeling de cristal ) ou com o uso de ponteiras diamantadas nesse mesmo aparelho de vácuo ( peeling de diamantes).

Esse processo pode ser associado ou não com um peeling químico de acordo com o caso e o resultado almejado. Atenua rugas finas, trata estrias, manchas e cicatrizes de acne, além de melhorar a textura da pele.

Por se tratar de um procedimento suave, pode ser utilizado durante todo o ano, desde que se respeite a orientação quanto ao uso do flitro solar, entre outras determinadas pelo profissional.

No entanto , o inverno é o momento mais propício para a realização do peeling, já que não costuma-se ocorrer exposição solar excessiva.


Peelings Enzimáticos:

Realizados através da aplicação de enzimas proteolíticas ( abacaxi, mamão, entre outras). Pode ser aplicado em peles sensíveis por se tratar de um procedimento não agressivo. Atua na superfície celular, produzindo uma descamação gradual das células queratinizadas. Promove a renovação celular, rejuvenescendo e suavizando imperfeições.


Os procedimentos citados devem ser realizados por profissional habilitado, que realizará uma avaliação do paciente e definirá o tratamento mais indicado, além de fornecer informações e orientações necessárias, como o uso de filtro solar.
É necessário analisar o fototipo do paciente, bem como verificar quais cosméticos estão sendo utilizados no dia a dia e também os tratamentos realizados anteriormente .



Nenhum comentário:

Postar um comentário