quarta-feira, 2 de março de 2011

Diga adeus ao alicate!



Gente tenho lido muita coisa sobre esse assunto. Não tirar as cutículas pode soar estranho pra nós que batemos ponto toda semana na manicure e tiramos toooda pelezinha que ameace se posicionar ao redor das nossas unhas (e durante a semana ainda usamos nosso alicatinho caseiro pra dar uma "cutucadinha").  Mas como vocês devem saber , em países da Europa e também nos Estados Unidos ninguém tira cutícula! E se não o  fazem motivos eles tem. E tem de sobra viu!

A cutícula exerce a   função de  barreira entre a unha e a pele. Ela impede a entrada de bactérias no seu dedo e na circulação sanguínea. Ao retirar a cutícula você abre uma porta de entrada para que as bactérias entrem no organismo e causem uma infecção.

Pior ainda: fazer as unhas com alicates não esterilizados pode transmitir doenças como hepatice C. Outro risco que você corre é de sair do salão com um belo (?) "bife".

Mas então como faz? Quem parou de tirar a cutícula (tem gente que não tira a anos, acreditem!) jura que com o tempo ela para de crescer tanto e não se sente a menor falta do alicate.

O protocolo é o seguinte:

Você pode continuar fazendo as unhas, porém, não deve usar o alicate. Depois do banho com as cutículas molinhas, pegue uma pauzinho de laranjeira (desses de limpar o esmalte!) e empurre suavemente as cutículas. Depois se alguma pele muuuuiito grande aparecer, pegue o alicate e corte só essa pelezinha. Logo logo nem precisa mais. E na sequência use um hidratante para as mãos e um creminho específico para as cutículas.

Aliás a hidratação é a palavra chave para o sucesso do projeto ! Deve-se hidratar 2 vezes ao dia ou mais!

Eu to usando a cerinha da Granado (clica aqui), o Bepantol líquido e também a pomada (veja aqui) e aproveito que passo Óleo de Rosa Mosqueta  na minha cicatriz da cirurgia e já uso nas cutículas também (falei dele nesse post aqui).



Outro detalhe : Aboli a acetona. Só uso removedor oleoso ou os lencinhos removedores de esmalte  Océane
(funcionam super bem, além da praticidade de carrregar na bolsa sem causar um desastre!)
´



Pra mim tem dado certo e ainda não caí na tentação usar o alicate, vamos ver até quando eu aguento...



Um Beijo



8 comentários:

  1. Também nunca fui fã de tirar a cutícula e acaba que quase não tenho. Tenho usado a cera da granado e os lenços da oceane: aprovadíssimos. Minhas unhas estão fortes e mesmo sem esmalte ficam dignas!
    Ótimas dicas,
    Beijos,

    http://mentevaziaeoficinade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom Juliana!! Tomara que de certo pra mim também! Faz pouquinho tempo que parei de tirar minhas cutículas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não estou mais tirando cutícula também, me dá preguiça, e eu odeio ir ao salão fazer a unha, gosto de cuidar pessoalmente.
    Acho que a única parte ruim do removedor é que ele demora muito pra tirar o esmalte e você tem que 500 pedaços de algodão pra tirar o esmalte de todos os dedos, mas é bom pois não enfraquece a unha que nem a acetona faz.
    Adorei o post, super válido!

    ResponderExcluir
  4. É verdade Isabelle removedor é uó... também já falaram que não gostaram dos lencinhos , mas pra mim deu super certo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não encontro essa cerinha por aqui =//
    Mas graças a Deus não tenho cutícula, acho que é porque nunca mexi sabe.

    Obrigada pela visita, também já estou seguindo!!
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Luciane obrigada pela visita,adorei seu blog e ja estou seguindo...eu tento hidratar as cuticulas,mais ainda nao consegui me livrar do alicate.bjoss!!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não consigo! è como depilação tb não consigo fazer por ter q esperar o tamanho minimo! :(
    O máximo q faço é o bepantol e aumentar o intervalo de ir na manicure.

    ResponderExcluir
  8. hehehe... depilação tbém não aguento não! Uso gilette mesmo, dia sim dia não! São bem finos e claros e não engrossam com a gilette!!


    Beijos

    ResponderExcluir